Política

Bolsonaro passa a considerar mudanças em BPC e rural, diz presidente do Podemos

10 de Abril de 2019 - Redação Pernambués agora
[Bolsonaro passa a considerar mudanças em BPC e rural, diz presidente do Podemos]

Após reunião com o presidente, no Palácio do Planalto, a presidente do Podemos, afirmou que o partido apoia a reforma da Previdência

Após reunião com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, a presidente do Podemos, Renata Abreu, afirmou que o partido apoia a reforma da Previdência, mas que defende algumas alterações na proposta apresentada pelo governo. "Quanto à reforma da Previdência, nós somos favoráveis, mas com algumas alterações, que inclusive o próprio presidente (Bolsonaro) já passou a considerar, como BPC (Benefício de Prestação Continuada), e aposentadoria do trabalhador rural", disse.
Questionada se Bolsonaro já admite que pode haver mudanças nesses dois pontos, Renata respondeu que sim.
Apesar do apoio à reforma, a presidente do Podemos disse que o partido vai manter posição de independência em relação ao governo, sem fechar questão de ordem quanto à votação da Previdência. "Essa posição de independência vai se manter. Nós queremos ajudar sim o Brasil a funcionar e que as reformas avancem no Parlamento", disse Renata, após a audiência com o presidente, que tem se encontrado com lideranças partidárias nos últimos dias.
O líder do Podemos na Câmara, José Nelto, também estava presente na reunião.
De acordo com a presidente do Podemos, outro ponto levado a Bolsonaro foi o pleito do partido em torno da aposentadoria dos professores. "Presidente ouviu pleito com muito carinho", disse a parlamentar.
Segundo ela, a questão é prioritária para o partido, que quer manter a aposentadoria especial dos professores como nas regras atuais. "Fizemos um apelo para que o governo apresente estudo de impacto da possibilidade da manutenção da aposentadoria especial dos professores, que gostaríamos de preservar ou melhorar", comentou.
Ainda segundo a presidente do partido, a proposta em torno do regime de capitalização está sendo estudada, com um debate sobre um possível redesenho da medida. A avaliação de Renata, no entanto, é de que capitalização deve sair da reforma neste primeiro momento. "Acredito que nesse primeiro momento é um ponto que pode sair", completou.

Comentários

Outras Notícias

[Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana]
Artigos

Escala 5x2 e a dignidade de quem mantém as cidades limpas; o que muda para o trabalhador da limpeza urbana

31 de Outubro de 2026

Ana Angélica Rabello é coordenadora-geral do SindilimpBA | FOTO: Luciano Barreto

[ Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA]
Bahia

Acessibilidade e venda de ingressos na Concha Acústica entram na mira do MP-BA

31 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação / Gov-BA

[Após nova rodada de negociação frustrada, prefeito intervém para resolver impasse e evitar greve de garis e margaridas em Salvador]
Economia

Após nova rodada de negociação frustrada, prefeito intervém para resolver impasse e evitar greve de garis e margaridas em Salvador

30 de Outubro de 2026

Suíca é secretário-geral do SindilimpBA e tranquiliza a população sobre estado de greve dos garis e margaridas | FOTO: Divulgação |

[Caetano Veloso pede retratação e R$ 50 mil em ação contra Pavanato e Pilhado]
Política

Caetano Veloso pede retratação e R$ 50 mil em ação contra Pavanato e Pilhado

30 de Outubro de 2026

Foto: Deezer/ Instagram

[Flica 2026 recebe Miriam Leitão para conversa sobre IA, desinformação e literatura]
Bahia

Flica 2026 recebe Miriam Leitão para conversa sobre IA, desinformação e literatura

30 de Outubro de 2026

Foto: Divulgação

[Clínica veterinária em Nova Brasília é alvo de apuração do MP-BA sobre condições de funcionamento]
Saúde

Clínica veterinária em Nova Brasília é alvo de apuração do MP-BA sobre condições de funcionamento

30 de Outubro de 2026

Foto: Ronne Oliveira / Bahia Notícias