Política

Suíca critica a reforma da Previdência

03 de Maio de 2019 - Redação Pernambués agora
[Suíca critica a reforma da Previdência]

Vereador lamenta o aumento de cinco anos de contribuição do trabalhador

O vice-líder da oposição na Câmara de Salvador, vereador Suíca (PT), criticou a reforma da Previdência, nesta quarta-feira (1º), durante atividade no bairro de Pernambués em homenagem ao padroeiro dos trabalhadores, São José Operário. O parlamentar declarou que o governo federal “quer acabar com a Previdência” e alertou que, se o texto for aprovado, vai dificultar ainda mais o acesso da população pobre ao direito previdenciário.

De acordo com Suíca, a reforma da Previdência aumenta em cinco anos o tempo de contribuição, passando de 15 para 20 anos. “As mulheres terão que trabalhar mais, tanto na questão de aposentadoria por tempo de contribuição quanto por idade. O trabalhador que contribuir por 20 anos terá renda igual a 60% da média de todos os salários de contribuição”, disse Suíca.

“A partir de 20 anos de contribuição, o benefício sobe 2% ao ano. Portanto, para ter direito a 100% do salário, terá que contribuir por 40 anos. Isso não é razoável, não é admissível”, enfatizou o vereador.

“O presidente ofereceu cerca de R$40 milhões em emendas para cada deputado que votar a favor da medida. Não consigo entender onde está a nova política. Como é que um país, que todo mundo do governo diz que está quebrado, pode disponibilizar quase R$1bilhão para parlamentares aprovarem medidas”, afirmou Suíca.

“Isso é crime de responsabilidade. Ao invés de entregar o povo à própria sorte, deveriam taxar os ricos que detêm as fortunas e sonegam impostos e previdências dos trabalhadores”, completou.

Comentários

Outras Notícias