Política

Governo Bolsonaro vai apresentar projeto que regulamenta garimpo em terras indígenas

23 de Julho de 2019 - Redação Pernambués agora
[Governo Bolsonaro vai apresentar projeto que regulamenta garimpo em terras indígenas]

Em visita à Roraima durante a disputa das eleições de 2018, Bolsonaro defendeu o fim de uma “política separatista” e também a autonomia dos indígenas de “explorar” ou vender uma parte da sua terra.

O governo federal vai apresentar em breve o projeto de lei para regulamentar o garimpo em terras indígenas, uma das principais promessas de Jair Bolsonaro (PSL) durante a campanha presidencial. Segundo o ministério de Minas e Energia (MME), o projeto prevê que os indígenas tenham o direito de vetar a exploração ou que possam cobrar royalties com o que for extraído.

Lideranças indígenas, no entanto, de acordo com informações do O Globo, criticaram a falta de participação popular na elaboração do projeto. Eles argumentam que muitos não foram consultados e que pode haver coação nas aldeias.

A exploração por meio de garimpos irregulares são uma das preocupações atuais dos ambientalistas brasileiros, que enxergam um aumento da prática nas terras indígenas nos últimos anos.

Em visita à Roraima durante a disputa das eleições de 2018, Bolsonaro defendeu o fim de uma “política separatista” e também a autonomia dos indígenas de “explorar” ou vender uma parte da sua terra.

“Por que, no Brasil, o nosso índio tem que ficar confinado num pedaço de terra? Aquele pedaço de terra é dele? É. Alguém quer tomar? Não. Mas ele tem que ter o direito de explorar a sua terra, até mesmo se quiser vender uma parte dela, que o faça, para o seu bem, para o bem de sua geração. Não podemos aceitar essa política separatista entre nós”, disse o então candidato ao Palácio do Planalto.

Comentários

Outras Notícias

[Terceirizados da Uneb ameaçam paralisação por salários atrasados em Juazeiro; Suíca e SindilimpBA exigem solução]
Bahia

Terceirizados da Uneb ameaçam paralisação por salários atrasados em Juazeiro; Suíca e SindilimpBA exigem solução

18 de Julho de 2025

A empresa responsável pelo serviço, Creta, está há 15 dias sem quitar salários, vale alimentação, vale transporte e também não tem fornecido plano de saúde ou fardamento aos funcionários.

[Mistura de produtos de limpeza pode matar; jovem morre após inalar gás tóxico]
Brasil

Mistura de produtos de limpeza pode matar; jovem morre após inalar gás tóxico

17 de Julho de 2025

Foto: Reprodução/internet

[Filme sobre Marília Mendonça está em produção e busca atriz para papel principal]
Fofoca

Filme sobre Marília Mendonça está em produção e busca atriz para papel principal

17 de Julho de 2025

Foto: Divulgação

[Taxistas serão isentos de taxa de verificação de taxímetros, anuncia Lula]
Política

Taxistas serão isentos de taxa de verificação de taxímetros, anuncia Lula

17 de Julho de 2025

Foto: Governo do Espírito Santo

[Tarifas dos EUA podem gerar prejuízo de R$ 1,8 bilhão à Bahia, alerta SEI]
Economia

Tarifas dos EUA podem gerar prejuízo de R$ 1,8 bilhão à Bahia, alerta SEI

17 de Julho de 2025

Foto Ilustrativa: Divulgação / SEI

[Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS]
Saúde

Senado aprova projetos que antecipam idade para mamografia gratuita no SUS

15 de Julho de 2025

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado