Política

Motoristas de aplicativos defendem a inclusão dos taxistas no projeto de regulamentação das empresas de transporte privado

20 de Agosto de 2019 - CMS - Câmara Municipal de Salvador
[Motoristas de aplicativos defendem a inclusão dos taxistas no projeto de regulamentação das empresas de transporte privado]

Foi discutido também a ideia da obrigatoriedade de alvará da Secretaria de Mobilidade (Semob) para a atuação dos trabalhadores

Na manhã desta terça-feira (20), representantes dos motoristas de aplicativos se reuniram com o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (SD), para debater demandas da categoria, regulamentação e dúvidas acerca do futuro dos trabalhadores. A categoria, defende a inclusão dos taxistas no projeto de regulamentação das empresas de transporte privado, ou seja, os motoristas defendem que Uber absorva taxistas em aplicativo.
"Foi uma conversa muito importante, que acho que contempla a categoria e também acho que não deixa de fora os taxistas. O presidente demonstrou serenidade ao demonstrar os pontos constitucionais e inconstitucionais do projeto", disse, Átila do Congo, presidente do Simactter-BA.
O representante defende que é de suma importância a absorção dos taxistas nos aplicativos. "É muito importante que esses não fiquem de fora da maior empresa. E acho que contempla também desburocratizar o trabalho dos taxistas", destaca.
Segundo Átila, a limitação da quantidade de motoristas de aplicativos, que restringe a 7,2 mil motoristas por aplicativo, não deve ser aprovada no texto final. A ideia da obrigatoriedade de alvará da Secretaria de Mobilidade (Semob) para a atuação dos trabalhadores também deve cair.
Já Geraldo Júnior explicou que se reuniu com os representantes dos motoristas de aplicativos, como Uber e 99pop, para um entendimento do que seria melhor para a cidade. "A regulamentação dos aplicativos é uma tendência local, nacional, mundial. Já falei inclusive isso para a categoria dos taxistas, agora todos nós sabemos que eu, particularmente, como presidente desta Casa e os vereadores iremos dar uma respeitabilidade a essa categoria de profissionais mais de 8 mil taxistas, que merecem o nosso respeito e os aplicativos entendem dessa forma. Não podemos levar um projeto para votação e aproveitar essa oportunidade sem que seja levantada as condições que precisam ser aprimoradas para os taxistas na cidade de Salvador e na mesma tendência a regulamentação dos aplicativos", disse.

Comentários

Outras Notícias

[Jovens de 25 a 29 anos registram maior taxa de internações por transtornos mentais na Bahia]
Saúde

Jovens de 25 a 29 anos registram maior taxa de internações por transtornos mentais na Bahia

12 de Dezembro de 2025

Foto: Imagem ilustrativa — Marcello Casal/Agência Brasil

[‘O Agente Secreto’ lidera lista de melhor filme de 2025 em jornal dos EUA]
Brasil

‘O Agente Secreto’ lidera lista de melhor filme de 2025 em jornal dos EUA

12 de Dezembro de 2025

Foto: Divulgação / Cinema Scorpio

[CBF avalia reduzir número de atletas estrangeiros permitidos na Série A]
Esportes

CBF avalia reduzir número de atletas estrangeiros permitidos na Série A

12 de Dezembro de 2025

Foto: Reprodução / Instagram

[Após boatos, equipe confirma que Bruno Magnata segue no comando da La Fúria]
Fofoca

Após boatos, equipe confirma que Bruno Magnata segue no comando da La Fúria

12 de Dezembro de 2025

Foto: Divulgação

[Ministério da Saúde encerra sala de situação criada para monitorar intoxicações por metanol]
Saúde

Ministério da Saúde encerra sala de situação criada para monitorar intoxicações por metanol

11 de Dezembro de 2025

Foto: UFPR/Divulgação

[Anvisa proíbe Minoxidil irregular e suspende cosméticos e saneantes de várias marcas]
Saúde

Anvisa proíbe Minoxidil irregular e suspende cosméticos e saneantes de várias marcas

11 de Dezembro de 2025

Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil