Política

Câmara Municipal decide em manter o veto do executivo da PL 125/19

11 de Setembro de 2019 - Redação Pernambués agora
[Câmara Municipal decide em manter o veto do executivo da PL 125/19]

O veto é contra o PL nº 125/2019 (total), de Sidninho (Podemos), acrescenta os agentes comunitário de saúde e de combate a endemias ao Grupo Profissional de Saúde

A sessão na Câmara Municipal de Salvador desta quarta-feira (11), foi movimentada, 12 vetos vindos executivo, sendo parciais e alguns totais, chegaram a casa. O mais difícil para os vereadores foi votar contra seus próprios projetos. Um dos vetos foi da PL 125/19 que tramitava na casa. O executivo enviou a casa o veto total da PL. Por esse motivo, a galeria foi ocupada pelos agentes de saúde, SINDACS-associação dos Agentes Comunitários e de endemias de Salvador-Ba, em protesto contra os vetos.
O executivo justifica que quando faz um veto o município não tem condições para aprovar, principalmente quando compromete o financeiro. 
“O veto ao projeto não tem oneração nenhuma para o município e sim a mudança de nomenclatura. O projeto coloca os trabalhadores de saúde e não em saúde. Se esse veto for aprovado, não vai ter um centavo de oneração para o município”, afirmou o presidente da Associação dos Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (AACES), Enádio Careca.
O Projeto de Lei 125/2019 é de autoria do vereador Sidninho (Podemos), que acrescenta os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias ao Grupo Profissional de Saúde, e permite o acúmulo de cargos por parte desses profissionais, a categoria vem se mobilizando para cobrar dos vereadores de Salvador a reversão do veto. 
“Isso é perseguição. Hoje, na reunião do Colegiado de Líderes, o vereador Edvaldo Britto chorou bastante. Eu entendo como perseguição”, disse o vereador Sidninho (PODEMOS).
O presidente Geraldo Jr. Saiu por um instante da cadeira de presidente é votou para a derrubada do veto.
21 vereadores votaram para manter o veto do Executivo e 12 votaram para a derrubada do mesmo. Por Mara Silvany

Comentários

Outras Notícias

[Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]
Saúde

Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde

23 de Janeiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]
Justiça

Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução

[Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]
Justiça

Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026

23 de Janeiro de 2026

Foto: Márcia Santana/Ascom SSP

[Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]
Brasil

Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias