Ademário Costa eleito presidente municipal do PT em Salvador
23 de Setembro de 2019 - Redação Pernambués agora
Segundo dados divulgados pela sigla, Ademário Costa teve 1.767 votos (o equivalente a 50,8%),
A candidatura foi protocolada com o nome de ‘Movimento Fortalecer o PT’ e lidera uma ampla frente de grupos internos petistas em defesa da candidatura própria da legenda na eleição para prefeito de Salvador em 2020.
As eleições para o segundo turno, aconteceu neste domingo (22), o Partido dos Trabalhadores (PT) terá Ademário Costa como presidente do Diretório Municipal de Salvador.
Segundo dados divulgados pela sigla, Ademário Costa teve 1.767 votos (o equivalente a 50,8%), já seu adversário, Gilmar Santiago recebeu 1.711 votos, o que corresponde a 49,2%. Atual presidente do partido, Gilmar não conseguiu reeleição.
ADEMÁRIO COSTA E ALIADOS
Costa sempre ativo em movimentos, um deles é o movimento estudantil, participou de ações históricas em Salvador, incluindo o ato político que levou à derrota do modo carlista no qual a capital estava acostumada. Ademário Costa, já foi tesoureiro do partido, faz parte da corrente Avante, que conta com apoio da CNB (Construindo um Novo Brasil). Foi ex-coordenador dos mandatos de deputado estadual de Marcelino Galo e Yulo Oiticica, foi vice-presidente do PT da Bahia, secretário de Finanças do partido no Estado e integrou a direção nacional da sigla.
O vereador Luiz Carlos Suíca(PT), que deu total apoio, disse que a sigla precisa voltar a ser protagonista para unir movimentos sociais e sindicais para as eleições de 2020. Para o edil a candidatura de Ademário almeja a unificação das correntes. Suíca completa afirmando que o PT será comandado por “alguém que conhece os movimentos sociais” e que “vai olhar para os militantes, ouvindo suas opiniões” disse. A chapa liderada por Costa foi definida e nomeada como ‘Movimento Fortalecer o PT’, e deve atuar em ampla frente de grupos internos.
PRIMEIRO TURNO
Na primeira etapa da eleição, Ademário teve 1.352 votos (49,1%), já Gilmar Santiago, que tinha a vereadora Marta Rodrigues como vice, recebeu 977 votos (35,5%). O pleito foi marcado por desentendimentos em virtude de uma urna extra não ter sido aberta.
Ademário queria que os votos da urna fossem computados, pois, segundo ele, daria uma vitória já no primeiro turno.
Comentários
Outras Notícias
Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde
23 de Janeiro de 2026Foto: Agência Brasil
Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução
Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026
23 de Janeiro de 2026Foto: Márcia Santana/Ascom SSP
Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução/Internet
Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano
21 de Janeiro de 2026O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.
Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025
21 de Janeiro de 2026Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023