Política

Senado discute proibição de venda de veículos movidos a combustão

08 de Outubro de 2019 -Redação Pernambués agora
[Senado discute proibição de venda de veículos movidos a combustão]

O projeto de lei que proíbe a venda de carros novos movidos a combustíveis fósseis a partir do ano de 2060

O projeto já tem parecer favorável da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e está sob análise da CMA, que dará a palavra final sobre ele.
A audiência foi convocada pelo relator do PLS na comissão, senador Jean Paul Prates (PT-RN). Ele defende que o projeto avance além de estabelecer prazos e embase uma discussão estruturante sobre o setor de transportes e suas fontes de energia.
O senador salientou a importância ambiental, econômica e até diplomática de posicionar o Brasil na marcha rumo à eletrificação dos transportes. Porém, também argumentou que esse movimento não pode ser feito de forma brusca.
"O Brasil recentemente entrou para o clube dos exportadores de petróleo, é líder mundial no desenvolvimento de biocombustíveis. Não temos interesse em provocar uma transição energética rápida".
Descarbonização
Ricardo Guggisberg, presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (Abve), apontou que a meta temporal almejada pelo projeto é mais modesta do que as adotadas por países que já fizeram essa opção. Ele disse que a entidade também favorece a abordagem de transformar o projeto em base de um plano nacional de eletromobilidade. Esse plano deve integrar não só os automóveis, mas também outros modais de transporte.
"Há uma imensa variedade de veículos leves que estão mudando o conceito de mobilidade entre os jovens dos grandes centros urbanos, junto com uma crescente oferta de equipamentos de recarga, uma ampla variedade de aplicativos de compartilhamento de transporte".
Esses veículos têm caído no gosto da população urbana jovem, por serem opção de baixo custo. Maurício Siqueira Franco, presidente da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Ciclomotores e Similares (Abrafics), disse que o Brasil deveria acompanhar a tendência de descarbonização das grandes cidades, que já se verifica em partes do mundo. Entraves a isso no país são a dificuldade burocrática para adquirir a documentação e o licenciamento de veículos como scooters e bicicletas elétricas.
Guggisberg destacou que o Brasil quintuplicou a sua frota de carros elétricos e híbridos desde 2016, o que demonstra crescente viabilização do setor. Outro fator que contribui positivamente é o custo da energia armazenada, que tem caído consistentemente e deve se equiparar em breve aos preços de combustíveis, tornando os elétricos mais competitivos. Entre os obstáculos à expansão, por outro lado, estão a autonomia das baterias, os custos de produção e a infraestrutura para suporte.

Comentários

Outras Notícias

[Bolsonaro defende abrir 'caixa-preta' do próprio partido, PSL ]
Política

Bolsonaro defende abrir 'caixa-preta' do próprio partido, PSL

13 de Outubro de 2019

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem, em visita a São Paulo (12) que quer mais transparência do PSL e que o partido deve abrir "caixa-preta" para explicar uso do fundo partidário

[Tufão Hagibis deixa 26 mortos e 18 desaparecidos no Japão]
Mundo

Tufão Hagibis deixa 26 mortos e 18 desaparecidos no Japão

13 de Outubro de 2019

A tempestade, considerada a mais forte a atingir Tóquio desde 1958

[Mancha de óleo de 21km² não está chegando à costa da Bahia, aponta Ibama]
Bahia

Mancha de óleo de 21km² não está chegando à costa da Bahia, aponta Ibama

13 de Outubro de 2019

Na última sexta-feira a substância foi encontrada nas praias de Piatã, Vilas do Atlântico, Praia do Flamengo e Jardim dos Namorados

[Saiba quais praias estão impróprias para banho neste domingo (13)]
Bahia

Saiba quais praias estão impróprias para banho neste domingo (13)

13 de Outubro de 2019

Uma mancha de óleo atinge o Litoral do Nordeste e com sua chegada à Bahia, recomenda-se evitar contato com a areia e a água do mar nas localidades em que foram visualizadas presença desse óleo

[Irmã Dulce é canonizada e se torna Santa Dulce dos Pobres]
Mundo

Irmã Dulce é canonizada e se torna Santa Dulce dos Pobres

13 de Outubro de 2019

Além de Irmã Dulce, foram canonizados mais três santos

[Cartelas físicas da Zona Azul deixam de ser comercializadas a partir da próxima semana]
Bahia

Cartelas físicas da Zona Azul deixam de ser comercializadas a partir da próxima semana

12 de Outubro de 2019

Para que não haja prejuízo para quem já adquiriu as cartelas, estas ainda poderão ser utilizadas até o dia 30 sem que haja problemas com a fiscalização.