Política

Governo do Estado discute implantação do Programa de Requalificação de Patrimônio Cultural com governo Português nesta segunda-feira (11)

07 de Novembro de 2019 - Redação Pernambués agora
[Governo do Estado discute implantação do Programa de Requalificação de Patrimônio Cultural com governo Português nesta segunda-feira (11)]

Na próxima segunda-feira (11), às 8h30, o vice-governador do Estado, João Leão, e representantes das secretarias de Turismo e de Cultura participarão de uma reunião técnica com integrantes do Programa Revive, oriundo de Portugal

O objetivo é discutir as ações que nortearão as políticas públicas para implantação do “Programa de Requalificação de Patrimônio Cultural Edificado” na Bahia. A atividade faz parte de um termo de cooperação assinado, em junho deste ano, entre o governo da Bahia e a Secretaria de Turismo de Portugal. O encontro será na Casa Sete Candeeiros, Rua São Francisco, n° 3, Centro Histórico, em Salvador.

Também marcarão presença no evento representantes da Procuradoria Geral do Estado, da Secretaria de Administração, além do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ministério do Turismo, de cultura da UNESCO no Brasil, Santa Casa de Misericórdia e Diocese de Salvador. Após a reunião, os envolvidos vão realizar visitas técnicas aos municípios de São Francisco do Conde e Cairu.

O secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, entusiasta do Revive, que é uma experiência bem sucedida em países como Portugal e Espanha, ressalta a importância dessa parceria para revitalizar patrimônios públicos. "Essa experiência, já consolidada em outros países, agora chega ao Brasil pela Bahia", disse.

O objetivo do encontro e das visitas técnicas é estabelecer os procedimentos técnicos e legais para ocupar e fazer intervenções nos prédios. A construção de marco regulatório, após o encontro de 11 e 12 de novembro, poderá promover um conjunto de normas, leis e diretrizes que regulamente o funcionamento dos setores nos quais agentes privados possam investir na recuperação e gestão de patrimônio edificados, municipais, estaduais e federais.

O vice-governador da Bahia e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, que esteve em Portugal em maio desse ano para conhecer o projeto, destacou sua importância para a requalificação desses prédios. 
"Queremos a inovação, renovação e aproveitamento destes prédios antigos, dando-lhes uma viabilidade econômica, em parceria com o setor hoteleiro. O resultado disso é a geração de emprego e renda na região do Pelourinho, Comércio e em todo Centro Antigo de Salvador".

Comentários

Outras Notícias

[Governo Federal decide prorrogar Desenrola por mais 50 dias]
Economia

Governo Federal decide prorrogar Desenrola por mais 50 dias

28 de Março de 2024

Negociações para a faixa 1, pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no CadÚnico, ficarão disponíveis até o dia 20 de maio / Foto Joedson Alves

[Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos]
Política

Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos

28 de Março de 2024

Deputado apresenta projeto para que condenados por racismo sejam impedidos de assumir cargos públicos / Foto Zeca Ribeiro

[Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução]
Brasil

Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução

28 de Março de 2024

Calor fez consumo de energia aumentar 5,7% em fevereiro, Bahia registra redução / Foto Paulo Pinto

[Mulher com criança de colo é agredida por seguranças no Terminal Rodoviária de Salvador]
Justiça

Mulher com criança de colo é agredida por seguranças no Terminal Rodoviária de Salvador

28 de Março de 2024

Mulher alegou que tentou ajuda com policiais, porém sem sucesso | Bnews - Divulgação Reprodução/Leitor Bnews

[BGE: Bahia registrou menor número de divórcio e registros de bebês em 2022]
Bahia

BGE: Bahia registrou menor número de divórcio e registros de bebês em 2022

28 de Março de 2024

Segundo o Instituto, os dados de crianças registradas no estado são os menores em 26 anos / Foto Marcelo Casal

[Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Semana Santa, em Salvador e RMS]
Bahia

Confira o que abre e o que fecha durante o feriado de Semana Santa, em Salvador e RMS

28 de Março de 2024

Na maioria dos casos, as mudanças ocorrem na sexta-feira (29/3) / Foto Divulgação