Suíca repudia caso de racismo na UFRB: “Bolsonaro ajudou os racistas a perderem a vergonha”
12 de Dezembro de 2019 - Redação Pernambués agora
O vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) repudiou o caso de racismo registrado contra uma professora negra da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB)
Para Suíca, o fato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ser um racista declarado ajudou no aumento de casos no país. “Não tenho dúvida que Bolsonaro ajudou muito para que os racistas perdessem a vergonha e saíssem do armário. Ainda mais se considerarmos que parte da nossa sociedade é racista em sua estrutura velada, mas há punição para racistas também e temos de denunciar cada caso. Não receber um papel das mãos de uma pessoa por ela ser negra é de um absurdo sem precedente”, salienta.
A professora Isabel Cristina Ferreira dos Reis denunciou à polícia que foi vítima de racismo durante aplicação de provas - dentro do campus da instituição na cidade de Cachoeira. A UFRB emitiu nota e informou que repudia a atitude do estudante do curso de Ciências Sociais, Danilo Araújo de Góis, contra a professora e contra outros estudantes do Centro de Artes, Humanidades e Letras. Em vídeos difundidos por perfis de redes sociais, é possível ver o momento em que Danilo Araújo se recusa a pegar uma avaliação das mãos da professora Isabel. A coordenadora do curso chega na sala e a professora tenta mais uma vez entregar a prova, mas o jovem também recusa. É possível ouvir que ela responde ao jovem: “mas eu não tenho nenhuma doença contagiosa”.
Suíca ainda aponta que o caso é um dos vários que acontecem dentro das universidades do país. Ele aponta que “o Brasil precisa ser recolocado nos trilhos do desenvolvimento”. Para o edil petista “a fase que o país passa é de envergonhar qualquer trabalhador brasileiro. Precisamos de um governo popular. Bolsonaro não consegue controlar as crises dentro da sua própria casa vai controlar crises no Brasil? É até piada! Somente um governo popular para os movimentos retomarem suas posições. As punições para racistas, por exemplo, ainda são muito brandas. Temos que lutar para termos mais condenações, isso servirá de exemplo para muitos. Vão pensar duas vezes antes de cometerem crime contra sua professora, contra garis, contra trabalhadores”.
Comentários
Outras Notícias
Mais de 22 mil agentes garantem segurança de provas discursivas do CNU
06 de Dezembro de 2025Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte
06 de Dezembro de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia
06 de Dezembro de 2025Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
BBB 26 terá Casas de Vidro em cinco estados e escolha do público para parte do elenco
05 de Dezembro de 2025Foto: Globo / Renato Pizzutto
Ana Carolina confirma turnê de 25 anos e inclui Salvador no roteiro; veja a data
05 de Dezembro de 2025Foto: Pedro Dimitrow / Divulgação
Maternidade da UFBA abre quase 900 vagas para exames e consultas; agendamentos já começaram
05 de Dezembro de 2025Leia mais no site! Foto: Divulgação/EBSERH
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023