Deputado do Novo associa deputadas negras e com origem em favelas do Rio a facção criminosa
06 de Agosto de 2020 - O Globo
O deputado estadual Alexandre Freitas (Novo-RJ) associou as deputadas Mônica Francisco e Renata Souza, ambas do PSOL, ao crime organizado
De acordo com as parlamentares, comparação ocorreu pelo fato de serem negras e terem origem em comunidades do Rio de Janeiro. Renata é do Complexo da Maré e Mônica é do Morro do Borel.
“Um deputado do Novo usou o fato de Mônica e eu sermos crias de favela para fazer ilações na tentativa de nos criminalizar. Nada de ‘novo’ criminalizar gente preta e favelada. O Novo é ter um suposto ‘liberal’ se aliando ao bolsonarismo rasteiro, ignorante e nocivo. Vergonhoso”, escreveu Renata no Twitter, na noite desta quarta-feira (5).
“Ser levianamente associada a facção criminosa por um deputado é mais uma violência que enfrento na Alerj. Não aceito que nenhum parlamentar use sua branquitude para me caluniar nem me reduzir por minha origem e cor. Sou mulher preta, do Borel, e estou deputada, queira ele ou não”, afirmou Mônica, na mesma rede social.
De acordo com a coluna de Ancelmo Gois, no jornal O Globo, a fala aconteceu durante a discussão de um projeto que prevê alterações na lei que obriga a instalação de câmeras de vídeo nas viaturas policiais.
“Coincidentemente, duas deputadas do PSOL vieram de comunidades onde a facção que é mais violenta domina essas comunidades. Então eu convido a deputada Mônica e a deputada Renata, da gente ir às suas comunidades para conversar com os vagabundos que estão lá. Junto com a polícia, obviamente. Pois aí elas vão parar de falar tanta bobagem e parar de chamar a polícia do Rio de Janeiro de racista”, disse Freitas durante a discussão.
Comentários
Outras Notícias
Casos de sarampo nos Estados Unidos passam de 4,5 mil em 2026
29 de Outubro de 2026Foto: Reprodução / Magnific
Bahia registra aumento de 445% nos atendimentos por problemas com jogos e apostas
29 de Outubro de 2026Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Vitória chega à reta final do Brasileirão como único time sem triunfo fora de casa
29 de Outubro de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Boipeba recebe festival gratuito com Maria Gadú, Geraldo Azevedo e Cortejo Afro
29 de Outubro de 2026Foto: Divulgação
SindilimpBA anuncia greve na limpeza urbana de Salvador diante da falta de reajuste salarial e de pagamento de insalubridade
27 de Outubro de 2026Greve dos garis e margaridas deve começar no dia 1º de novembro em Salvador | FOTO: Divulgação
Parlamento grego aprova restrição às redes sociais para menores de 15 anos
27 de Outubro de 2026Foto: Bruno Peres / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023