Política

CPMI das Fake News e TSE se unem para combater desinformação nas eleições municipais

29 de Outubro de 2020 - Redação Pernambués agora
[CPMI das Fake News e TSE se unem para combater desinformação nas eleições municipais]

O comitê também em a intenção de, uma vez identificadas as informações falsas, esclarecer os eleitores.

Uma reunião virtual entre o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e  a relatora da CPMI das Fake News no Congresso Nacional, deputada Lídice da Mata, selou um acordo de cooperação mútua entre a Comissão Parlamentar e o Tribunal para enfrentar a desinformação durante as eleições municipais deste ano.   

Técnicos do TSE e da CPMI também participaram da reunião. Ficou decidido que haverá uma troca de informações para municiar o Comitê Estratégico, criado pela Justiça Eleitoral para tornar o pleito municipal de 2020 mais preparado para identificar “Fake News” que circulem em aplicativos de mensagem e redes sociais. O comitê também em a intenção de, uma vez identificadas as informações falsas, esclarecer os eleitores.

Presidente do PSB da Bahia, a deputada Lídice da Mata informou ao presidente Barroso que o partido é uma das legendas que tem pleno interesse em aderir ao Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE.

O programa conta com 57 instituições públicas e privadas que se uniram para combater os efeitos negativos das "Fake News" no processo eleitoral de 2020. O Ministério Público Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Senado Federal, a Fundação Getúlio Vargas e o Sinditelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal) são algumas das instituições que participam do acordo, além do Google, Facebook, Instagram, WhatsApp e TikTok.

Comentários

Outras Notícias

[Mais de 22 mil agentes garantem segurança de provas discursivas do CNU]
Educação

Mais de 22 mil agentes garantem segurança de provas discursivas do CNU

06 de Dezembro de 2025

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

[Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte]
Economia

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

06 de Dezembro de 2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

[Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia]
Economia

Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia

06 de Dezembro de 2025

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

[BBB 26 terá Casas de Vidro em cinco estados e escolha do público para parte do elenco]
Fofoca

BBB 26 terá Casas de Vidro em cinco estados e escolha do público para parte do elenco

05 de Dezembro de 2025

Foto: Globo / Renato Pizzutto

[Ana Carolina confirma turnê de 25 anos e inclui Salvador no roteiro; veja a data]
Bahia

Ana Carolina confirma turnê de 25 anos e inclui Salvador no roteiro; veja a data

05 de Dezembro de 2025

Foto: Pedro Dimitrow / Divulgação

[Maternidade da UFBA abre quase 900 vagas para exames e consultas; agendamentos já começaram]
Saúde

Maternidade da UFBA abre quase 900 vagas para exames e consultas; agendamentos já começaram

05 de Dezembro de 2025

Leia mais no site! Foto: Divulgação/EBSERH