Política

Covid-19: governadores querem celeridade e ministro avalia aprovação de vacinas em fevereiro

08 de Dezembro de 2020 - Redação Pernambués agora
[Covid-19: governadores querem celeridade e ministro avalia aprovação de vacinas em fevereiro]

O governador Rui Costa (PT) afirmou que o governo brasileiro estima uma aprovação das vacinas contra a Covid-19 em meados de fevereiro do ano que vem

A informação foi confirmada por ele em meio a uma reunião dos chefes dos estados com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuelo. Em entrevista à Rede Bahia, Rui destacou que a estimativa mais otimista aponta para fevereiro de 2021 com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"Na melhor das hipóteses, a visão mais otimista seria para o final de fevereiro para a aprovação da Anvisa. Vamos acompanhar se outros órgãos regulatórios aprovarão antes. A Europa tem um um órgão, os EUA também. Se um órgão da mesma importância da Anvisa aprovar, acho que isso pode dar celeridade e antecipar a aprovação dessa ou daquela vacina no Brasil", afirmou o governador. 

Ainda segundo Rui, Pazuello demonstrou que só irá proceder com a aquisição de vacinas após aprovação do órgão regulador brasileiro. Os governadores concordaram, mas cobraram o ministro por celeridade neste processo. "O ministério irá adquirir as vacinas na medida em que elas ganhem o registro da Anvisa. O pleito dos governadores é que esse registro seja célere, analisado rapidamente e alinhado na mesma velocidade que está sendo nos outros países", disse Rui. 

"O ministro, nesta reunião, voltou a afirmar que o ministério vai contratar e comprar as vacinas. A vinculação é pela necessidade da aprovação. Estamos acompanhando e, na nossa opinião, o Brasil e outras nações vão utilizar mais de uma vacina. Porque cada fabricante, como a Pfizer, que vacinou a partir de hoje no Reino Unido, não tem produção suficiente para garantir volume para toda a população mundial", declarou o gestor.

Comentários

Outras Notícias

[Wesley Safadão aciona Justiça contra pré-candidato após acusações nas redes]
Fofoca

Wesley Safadão aciona Justiça contra pré-candidato após acusações nas redes

29 de Abril de 2026

Foto: Reprodução

[Desmatamento na Amazônia recua 17% no início de 2026, aponta levantamento]
Brasil

Desmatamento na Amazônia recua 17% no início de 2026, aponta levantamento

29 de Abril de 2026

Foto: Orlando K Junior / Divulgação

[MP-BA recomenda cancelamento de show de Natanzinho Lima por valor elevado de cachê]
Fofoca

MP-BA recomenda cancelamento de show de Natanzinho Lima por valor elevado de cachê

29 de Abril de 2026

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias

[“FreePelô às Quartas” retorna com nova temporada e programação cultural no Pelourinho]
Cultura

“FreePelô às Quartas” retorna com nova temporada e programação cultural no Pelourinho

29 de Abril de 2026

Foto: Guilherme Weber de Lima/Fundação Casa de Jorge Amado

[Suíca critica fala de Huck no Domingão: “Foi preconceituoso e inoportuno”]
Bahia

Suíca critica fala de Huck no Domingão: “Foi preconceituoso e inoportuno”

28 de Abril de 2026

Durante o programa, Huck mencionou, em tom de brincadeira, que a irmã gêmea da participante, Mile Moreira, estaria vivendo de forma irregular nos Estados Unidos e "fugindo do ICE", órgão de imigração do país. A fala gerou repercussão negativa nas redes sociais e levou a própria Mile a esclarecer que

[Governo da Bahia convoca mais de 2,7 mil estudantes para o programa Partiu Estágio]
Educação

Governo da Bahia convoca mais de 2,7 mil estudantes para o programa Partiu Estágio

28 de Abril de 2026

Foto: Divulgação Gov BA