Suíca diz que racismo é que tem matado na Bahia ao comentar dados sobre atuação policial
11 de Dezembro de 2020 - Redação Pernambués agora
O vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), diz que o racismo tem matado a população negra há muitos anos no estado baiano e em todo o país
Nesta sexta-feira (11), o edil petista associou a situação com o dado revelado de que na Bahia 96,9% das pessoas que foram mortas pela Polícia Militar, em 2019, eram negras. Suíca também comenta o mais recente caso de racismo no futebol e cobra maior envolvimento da sociedade nos debates.
“Já denunciamos essa situação faz tempo. O modo de atuação policial é diferente nos bairros periféricos e nas áreas nobres. O sangue jorra nas favelas e isso tem que acabar, chega de mortes, o nosso povo está morrendo diariamente. Precisamos urgente de novas políticas de segurança. Não adianta mais, por exemplo, ficar enxugando gelo com essa guerra sem fim contra as drogas, onde só morre preto e pobre”, salienta Suíca.
De acordo com dados da Rede de Observatórios da Segurança, das 489 vítimas por intervenção policial identificadas, 474 eram pretas ou pardas no ano passado no estado baiano. Nesta quinta, o edil soteropolitano também comentou a reação dos jogadores de futebol na Europa após Pierre Webó, ex-jogador camaronês e membro da comissão técnica do time Istanbul, ter sofrido ataques racistas.
Suíca aponta que a frase dita pelo quarto árbitro da partida da Liga dos Campeões contra o PSG, o romeno Sebastien Coltescu, “é ouvida por muitos negros e negras todos os dias”. “‘Retire esse negro’ é uma frase que ouvimos todos os dias. Já fui alvo de racismo, já me seguiram em shopping e o racismo não surpreende. O que surpreende é que ainda tenhamos pessoas que relativizam a situação ou que digam que não existe, porque isso é uma estupidez”, completa.
Comentários
Outras Notícias
Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde
23 de Janeiro de 2026Foto: Agência Brasil
Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução
Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026
23 de Janeiro de 2026Foto: Márcia Santana/Ascom SSP
Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução/Internet
Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano
21 de Janeiro de 2026O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.
Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025
21 de Janeiro de 2026Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023