Partidos saem em defesa ao ministro Alexandre de Moraes, alvo de ataques do presidente Bolsonaro
23 de Agosto de 2021 - Folha de S. Paulo
Os dirigentes ainda lembram que decisões judiciais podem ser questionadas por meio de recursos
Uma nota conjunta, divulgada no último domingo (22), de partidos da oposição ao governo Bolsonaro, se solidarizou com os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, alvos de ataques e de pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na nota participaram o PT, PSB, Cidadania, PCdoB, PV, Rede e PDT.
Em nota apontam que os ministros “são alvos de uma campanha difamatória que chegou às raias da violência institucional com um inepto e infundado pedido de impeachment contra Moraes por parte do presidente da República".
"Qualquer tentativa de escalada autoritária encontrará pronta resposta desses partidos", diz o texto assinado pelos presidentes dessas 7 siglas.
Para o MDB, DEM e PSDB, o pedido é "claramente revestido de caráter político". "É lamentável que em momento de tão grave crise socioeconômica, o Brasil ainda tenha que lidar com a instabilidade política e com o fantasma do autoritarismo. O momento exige sensibilidade, compromisso e entendimento entre as lideranças políticas, as instituições e os Poderes", diz o texto assinado pelos presidentes Baleia Rossi (MDB), ACM Neto (DEM) e Bruno Araújo (PSDB).
Essas siglas defendem que, para superar a atual crise econômica, sanitária e social, "é imprescindível que as instituições tenham capacidade de exercer suas funções com total liberdade e isenção". No total foram 10 partidos que saíram em defesa da democracia e em apoio ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
Há cerca de uma semana, após a rejeição da Câmara à proposta que instituía o voto impresso, Bolsonaro mudou de estratégia e passou a defender o impeachment dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, também do STF, como forma de manter seus eleitores ativos na disputa que trava com a corte. O presidente disse que ainda pretende entregar o pedido contra Barroso.
Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF
Comentários
Outras Notícias
Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde
23 de Janeiro de 2026Foto: Agência Brasil
Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução
Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026
23 de Janeiro de 2026Foto: Márcia Santana/Ascom SSP
Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”
23 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução/Internet
Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano
21 de Janeiro de 2026O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.
Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025
21 de Janeiro de 2026Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023