Política

Partidos saem em defesa ao ministro Alexandre de Moraes, alvo de ataques do presidente Bolsonaro

23 de Agosto de 2021 - Folha de S. Paulo
[Partidos saem em defesa ao ministro Alexandre de Moraes, alvo de ataques do presidente Bolsonaro ]

Os dirigentes ainda lembram que decisões judiciais podem ser questionadas por meio de recursos

Uma nota conjunta, divulgada no último domingo (22), de partidos da oposição ao governo Bolsonaro, se solidarizou com os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, alvos de ataques e de pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na nota participaram o PT, PSB, Cidadania, PCdoB, PV, Rede e PDT.
 
Em nota apontam que os ministros “são alvos de uma campanha difamatória que chegou às raias da violência institucional com um inepto e infundado pedido de impeachment contra Moraes por parte do presidente da República".

"Qualquer tentativa de escalada autoritária encontrará pronta resposta desses partidos", diz o texto assinado pelos presidentes dessas 7 siglas.

Para o MDB, DEM e PSDB, o pedido é "claramente revestido de caráter político". "É lamentável que em momento de tão grave crise socioeconômica, o Brasil ainda tenha que lidar com a instabilidade política e com o fantasma do autoritarismo. O momento exige sensibilidade, compromisso e entendimento entre as lideranças políticas, as instituições e os Poderes", diz o texto assinado pelos presidentes Baleia Rossi (MDB), ACM Neto (DEM) e Bruno Araújo (PSDB).

Essas siglas defendem que, para superar a atual crise econômica, sanitária e social, "é imprescindível que as instituições tenham capacidade de exercer suas funções com total liberdade e isenção". No total foram 10 partidos que saíram em defesa da democracia e em apoio ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Há cerca de uma semana, após a rejeição da Câmara à proposta que instituía o voto impresso, Bolsonaro mudou de estratégia e passou a defender o impeachment dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, também do STF, como forma de manter seus eleitores ativos na disputa que trava com a corte. O presidente disse que ainda pretende entregar o pedido contra Barroso.
 

Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Comentários

Outras Notícias

[Reino Unido avança em lei que restringe venda de cigarros para novas gerações]
Mundo

Reino Unido avança em lei que restringe venda de cigarros para novas gerações

27 de Abril de 2026

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

[Bahia recebe novo lote com mais de 205 mil doses da vacina contra covid-19]
Saúde

Bahia recebe novo lote com mais de 205 mil doses da vacina contra covid-19

27 de Abril de 2026

Foto: Myke Sena/MS

[Multicentro Liberdade amplia acesso à endoscopia gratuita em Salvador]
Saúde

Multicentro Liberdade amplia acesso à endoscopia gratuita em Salvador

27 de Abril de 2026

Foto: Roseane Argolo / Ascom SMS

[Irregularidades no programa Pé na Escola levam à anulação de matrículas em Salvador]
Educação

Irregularidades no programa Pé na Escola levam à anulação de matrículas em Salvador

27 de Abril de 2026

Foto: Agência Brasil

[Pesquisa indica apoio ao exame toxicológico para tirar CNH A e B]
Saúde

Pesquisa indica apoio ao exame toxicológico para tirar CNH A e B

26 de Abril de 2026

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

[Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos]
Saúde

Hipertensão: silenciosa e hereditária, doença pede mudança de hábitos

26 de Abril de 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil