Marta cobra debate e estudos sobre Teleférico no Subúrbio
26 de Fevereiro de 2024 - Redação Pernambués agora
Moradores temem que uma das pilastras destrua uma nascente da Cachoeira Oxumarê / Foto Reginaldo Ipê
A vereadora Marta Rodrigues (PT) criticou, nesta sexta-feira (23), a falta de transparência, de estudos técnicos e de debate com a população e com a Câmara Municipal de Salvador por parte da Prefeitura sobre o projeto que pretende construir um teleférico no Subúrbio Ferroviário. A implantação do teleférico deve ligar Praia Grande ao bairro de Campinas de Pirajá, num trajeto de 4,3 km. O projeto é da Fundação Mario Leal Ferreira.
Marta Rodrigues explica que o projeto em questão passa por cima do Parque São Bartolomeu, uma área de proteção permanente (APP), com milhares de hectares de Mata Atlântica e tido como território sagrado para as religiões de matriz africana.
“Os moradores, os frequentadores e a comunidade no entorno do parque estão completamente temerosos dos impactos e sequer foram procurados para ver estudos técnicos e o projeto em si. Eles temem que uma das pilastras de sustentação do teleférico, conforme viram nos slides, afete uma nascente de a Cachoeira de Oxumarê”, comenta a parlamentar.
Segundo Marta Rodrigues, o projeto tem sido alvo de críticas de moradores e ambientalistas, não só pela ausência de diálogo e de estudos técnicos, mas pela possibilidade de danos ambientais.
“Com um projeto dessa magnitude sem diálogo e transparência, a Prefeitura escancara sua falta de interesse na participação popular e menospreza as preocupações da comunidade. Foi assim com o túnel megalomaníaco que queriam construir debaixo do Centro Antigo, jogando fora milhões de reais, e que foi reprovado pela opinião pública.
Estamos falando de teleférico que passa por cima de um pulmão da cidade e não se tem estudos técnicos, nem debate com especialistas e com a comunidade”, denunciou.
Morador da comunidade e integrante do projeto cultural Face Oculta, Vandson Teixeira também cobra da Prefeitura o respeito a lei da transparência e o zelo com o Parque São Bartolomeu. “O que sabemos é que um dos pilares da construção pode afetar uma nascente importante para a APP. Uma cachoeira importante para o candomblé e uma área ambiental rica”, declara.
Comentários
Outras Notícias
Ação de Suíca e do GAP garante solução para problema antigo em Pernambués
06 de Novembro de 2025Moradores da Rua Costa Rica comemoram reparo em via após meses de espera e falta de resposta da prefeitura
Carteiro conquista a internet ao posar com “amigos pets” durante entregas
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução / Redes sociais
Bell Marques adquire lancha de luxo avaliada em R$ 14 milhões
06 de Novembro de 2025Foto: Divulgação / Schaefer Yachts
Davi Brito desafia ex-BBB Bambam para luta após derrota no ringue: “Vou quebrar ele no meio”
06 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Bahia registra 2ª maior taxa de câncer de próstata do Brasil, com mais de 6,5 mil novos casos previstos em 2025
06 de Novembro de 2025Foto: Reprodução
Ministério da Saúde define prazo para Bahia apresentar projetos de obras e investimentos na rede pública
06 de Novembro de 2025Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023