A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos retoma suas atividades
14 de Novembro de 2024 - Redação Pernambués agora
Foto: Clarice Castro/Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania
A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos retoma suas atividades nesta quarta-feira (13), com foco na busca por restos mortais de vítimas da ditadura militar. Criada há 29 anos, a comissão foi encerrada em 30 de dezembro de 2022, pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), mas foi reestabelecida em julho de 2023, por meio de despacho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Nos dias 13 e 14 de novembro, a comissão se reunirá em São Paulo para definir o plano de trabalho dos próximos meses, com ações direcionadas à atualização das certidões de óbito de vítimas da ditadura e à busca por corpos de desaparecidos. Inicialmente, as buscas serão realizadas em cinco estados: Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
A comissão havia sido instalada oficialmente em 30 de agosto de 2023 e, após reuniões virtuais, os membros se encontrarão presencialmente para dar sequência às investigações. Entre os casos mais notáveis já resolvidos estão o do ex-deputado Rubens Paiva, sequestrado e torturado pelos militares, e o caso de cinco desaparecidos cujas ossadas foram localizadas no Cemitério de Perus, em São Paulo.
Criada com base nas disposições transitórias da Constituição Federal de 1988, a comissão tem como missão esclarecer as violações cometidas durante o regime militar e responsabilizar o Estado. Além de buscar os restos mortais dos desaparecidos, ela também visa reparar financeiramente as vítimas e suas famílias.
Comentários
Outras Notícias
Bahia inicia preparação para enfrentar a Chapecoense e pode ter reforços importantes
16 de Julho de 2026Foto: Catarina Brandão / EC Bahia
Especialista faz alerta sobre riscos das canetas emagrecedoras compradas no Paraguai
16 de Julho de 2026Foto: Reprodução/Instagram @fabiotrujilho
Aeroporto de Salvador oferece vacinação gratuita contra a gripe durante o mês de julho
16 de Julho de 2026Foto: Divulgação
Estudo aponta que fatores sociais e estruturais influenciam alta taxa de cesarianas no Brasil
16 de Julho de 2026Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil
Inep publica resultado da primeira etapa do Revalida 2026/1; veja os próximos passos
15 de Julho de 2026Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Fernanda Montenegro denuncia golpe com uso ilegal de sua voz e imagem em propaganda de medicamento
15 de Julho de 2026Foto: Zô Guimaraes/Folhapress
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023