Política

A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos retoma suas atividades

14 de Novembro de 2024 - Redação Pernambués agora
[A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos retoma suas atividades]

Foto: Clarice Castro/Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania

A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos retoma suas atividades nesta quarta-feira (13), com foco na busca por restos mortais de vítimas da ditadura militar. Criada há 29 anos, a comissão foi encerrada em 30 de dezembro de 2022, pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), mas foi reestabelecida em julho de 2023, por meio de despacho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nos dias 13 e 14 de novembro, a comissão se reunirá em São Paulo para definir o plano de trabalho dos próximos meses, com ações direcionadas à atualização das certidões de óbito de vítimas da ditadura e à busca por corpos de desaparecidos. Inicialmente, as buscas serão realizadas em cinco estados: Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

A comissão havia sido instalada oficialmente em 30 de agosto de 2023 e, após reuniões virtuais, os membros se encontrarão presencialmente para dar sequência às investigações. Entre os casos mais notáveis já resolvidos estão o do ex-deputado Rubens Paiva, sequestrado e torturado pelos militares, e o caso de cinco desaparecidos cujas ossadas foram localizadas no Cemitério de Perus, em São Paulo.

Criada com base nas disposições transitórias da Constituição Federal de 1988, a comissão tem como missão esclarecer as violações cometidas durante o regime militar e responsabilizar o Estado. Além de buscar os restos mortais dos desaparecidos, ela também visa reparar financeiramente as vítimas e suas famílias.

Comentários

Outras Notícias

[Contrato do BBB 26 vem à tona e revela regras rígidas e cláusulas polêmicas]
Fofoca

Contrato do BBB 26 vem à tona e revela regras rígidas e cláusulas polêmicas

20 de Março de 2026

Foto: Divulgação

[Bahia pode enfrentar o Vitória na Copa do Brasil; veja possíveis adversários]
Esportes

Bahia pode enfrentar o Vitória na Copa do Brasil; veja possíveis adversários

20 de Março de 2026

Foto: Gleidson Santana / Bahia Notícias

[Salvador discute presença de animais em festas populares e eventos; entenda o debate]
Bahia

Salvador discute presença de animais em festas populares e eventos; entenda o debate

20 de Março de 2026

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

[Salvador terá show do Jammil no Humaitá em comemoração ao aniversário da cidade]
Bahia

Salvador terá show do Jammil no Humaitá em comemoração ao aniversário da cidade

19 de Março de 2026

Foto: Divulgação

[Bahia regulamenta entrada de agentes em imóveis para ações de saúde pública]
Bahia

Bahia regulamenta entrada de agentes em imóveis para ações de saúde pública

19 de Março de 2026

Foto: Matheus Pereira / GovBA / Saúde GovBA

[Jogadora brasileira do Atlético de Madrid é alvo de acusação de racismo em semifinal na Espanha]
Justiça

Jogadora brasileira do Atlético de Madrid é alvo de acusação de racismo em semifinal na Espanha

19 de Março de 2026

Foto: Divulgação / Atlético de Madrid