Joceval pode assumir mandato de deputado federal; Processo corre na Justiça
05 de Agosto de 2015 - Vania SantanaCorre na Justiça Eleitoral processo contra o deputado federal Uldurico Junior (PTC).
O suplente de deputado federal e atual vereador de Salvador, Joceval Rodrigues (PPS), pode assumir, a qualquer momento, uma cadeira na Câmara Federal. Corre na Justiça Eleitoral processo contra o deputado federal Uldurico Junior (PTC), por abuso de poder econômico devido ao fato de durante as eleições ter usado as rádios da família para promover campanha, se beneficiando claramente diante dos demais candidatos.
Essa não é a primeira vez que a família Pinto cai nas garras da Justiça Eleitoral. A família já é conhecida por utilizar os meios de comunicação para promover ofensiva contra adversários e tirar proveito durante campanhas eleitorais. Ação julgada em 2014 deixou praticamente toda a família inelegível pelo mesmo motivo que Uldurico Junior pode perder o mandato: abuso de poder econômico durante a eleição municipal de 2012.
A ação julgada em 2014 deixou inelegíveis os candidatos a prefeito e vice de Porto Seguro, Lúcio Caires Pinto e Leandro Moreira Silva, respectivamente, além do radialista José Ubaldino Alves Pinto Júnior, irmão do candidato a prefeito. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acolheu pronunciamento da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), condenando os três por abuso de meios de comunicação e poder econômico. A PRE ainda comunicou o fato ao Ministério das Comunicações, que abriu processo para julgar as irregularidades.
Vale destacar que durante a campanha de 2014, a rede Sul Bahia foi alvo de ação da coligação do então candidato a governador Rui Costa, sendo punida por cometer às mesmas irregularidades cometidas em benefício do então candidato Uldurico Júnior. O atual deputado federal foi candidato de última hora. Até então sem histórico político, Uldurico foi visto como a única possibilidade de manter a família Pinto no poder, já que grande parte dos herdeiros encontra-se inelegível por descumprir reiteradamente as normas eleitorais.
O histórico de irregularidades de Uldurico e família não acaba por aí. Já em 2015, o deputado federal foi acusado de manter funcionário fantasma em Brasília. Trata-se do radialista Lucas Bocão, que, na eleição passada, foi candidato a deputado estadual pelo PTC. Procurado, o vereador Joceval Rodrigues afirmou apenas que confia na Justiça Eleitoral.
Comentários
Outras Notícias
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023