Saúde

Brasileira está entre os 10 cientistas mais importantes de 2016

20 de Dezembro de 2016 - Giovanna Reyner

Com o material produzido junto com a sua equipe, Celina conseguiu comprovar e demonstrar a relação do vírus com a microcefalia.

Celina montou uma força-tarefa com epidemiologistas, especialistas em doenças infecciosas, pediatras, neurologistas e biólogos especializados em reprodução de várias partes do mundo (Divulgação)

Celina Turchi, especialista brasileira em doenças infecciosas da Fiocruz Pernambuco, foi escolhida pela revista científica Nature como uma das dez cientistas mais importantes de 2016. Para realizar o estudo, a pesquisadora montou uma força-tarefa com epidemiologistas, especialistas em doenças infecciosas, pediatras, neurologistas e biólogos especializados em reprodução de várias partes do mundo. O conhecimento sobre o zika era limitado na época. Com o material produzido junto com a sua equipe, Celina conseguiu comprovar e demonstrar a relação do vírus com a microcefalia. “Estou grata e entendo que esse foi o reconhecimento de um trabalho coletivo, não só de nós pesquisadores, mas por todos profissionais de saúde envolvidos. Foi fruto também da oportunidade de poder contar com grupos experientes e qualificados de laboratório, clínica, neurologia e com apoio da instituição”, declarou Celina, em nota oficial. A lista também conta com a argentina Gabriela González, por uma pesquisa inovadora sobre ondas gravitacionais e o espanhol Anglada Defendi, que entrou na lista por ter descoberto que um planeta parecido com a Terra, a“ Proxima b”. Além disso, um dos criadores da empresa de inteligência artificial DeepMind, Demis Hassabis, entrou no ranking por ter desenvolvido o programa AlphaGo, que foi capaz de vencer o campeão mundial do “Go”, conhecido como “xadrez oriental”. O nascimento do primeiro bebê do mundo através de uma técnica de reprodução assistida que usa o DNA de três pais diferentes também se tornou realidade neste ano, o que fez os organizadores incluírem na lista de personalidades o especialista em fertilidade John Zhang. Outro que está na relação é Kevin Esvelt, que obteve o reconhecimento da revista pelo descobrimento dos possíveis efeitos negativos de uma polêmica técnica, que ele mesmo ajudou a criar. Esvelt utilizou um método genético para fomentar ou suprimir a expressão de certos genes em populações de uma espécie, evidenciando apenas um traço entre os indivíduos. ( Com agência EFE)

Comentários

Outras Notícias

[SSP ativa centro de monitoramento para acompanhar operação contra o crime organizado]
Justiça

SSP ativa centro de monitoramento para acompanhar operação contra o crime organizado

15 de Julho de 2025

Foto: Divulgação

[Projeto beneficente de Davi Brito é alvo de denúncia por suspeita de fraude]
Justiça

Projeto beneficente de Davi Brito é alvo de denúncia por suspeita de fraude

14 de Julho de 2025

Foto: Instagram

[Haddad critica sobretaxas dos EUA e acusa família Bolsonaro de atuar contra o país]
Política

Haddad critica sobretaxas dos EUA e acusa família Bolsonaro de atuar contra o país

14 de Julho de 2025

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

[Bahia registra redução de mortes por hepatites B e C na última década]
Saúde

Bahia registra redução de mortes por hepatites B e C na última década

14 de Julho de 2025

Foto: Arquivo Agência Brasil

[Bahia está entre os estados com mais afastamentos por vício em jogos, revela INSS]
Bahia

Bahia está entre os estados com mais afastamentos por vício em jogos, revela INSS

14 de Julho de 2025

Foto: Bruno Peres / EBC

[Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística']
Brasil

Cachorro da raça Spitz vira meme ao urinar com 'performance artística'

10 de Julho de 2025

Foto: reprodução/internet