Uso diário de maconha aumenta risco de psicoses, diz estudo
01 de Abril de 2019 - Revista Encontro
O novo estudo avaliou moradores de 11 regiões da Europa e do Brasil
Apesar de parecer um ato inofensivo, o consumo diário de Cannabis sativa, popularmente chamada de maconha, pode aumentar o risco de a pessoa desenvolver psicose, transtorno mental caracterizado por uma desconexão da realidade. A associação entre a droga e o problema neurológico foi descoberto por um grupo internacional de cientistas, incluindo do Brasil, e os resultados foram publicados no periódico científico The Lancet na última terça, dia 19 de março.
De acordo com a pesquisadora Marta Di Forti, da King's College de Londres, na Inglaterra, uma das autoras do novo estudo, o uso da Cannabis com elevada concentração de THC (tetraidrocanabinol, que é a substância psicoativa da maconha) causa mais danos à saúde mental do que as formas mais fracas da droga.
Maconha possui várias substâncias ativas, sabia?
"Como a legalização da Cannabis vem mudando em muitos países, e como são consideradas as propriedades terapêuticas de alguns tipos da planta, é de grande importância para a saúde pública que também consideremos os potenciais efeitos adversos associados ao uso diário de maconha, especialmente de variedades de alta potência", diz a cientista, citada pelo jornal português Diário de Notícias.
O novo estudo avaliou moradores de 11 regiões da Europa e do Brasil. Primeiro, foi estimada a prevalência de psicose, identificando todos pacientes que tiveram o primeiro episódio da doença mental entre 2010 e 2015. Em seguida, os cientistas compararam 900 doentes com psicose com 1.237 pessoas saudáveis, para entender os fatores de riso associados ao problema neurológico.
Os pesquisadores também investigaram o histórico de uso de maconha e de outras drogas recreativas em todos os participantes. Além disso, foram definidos os limites de "potência" para a Cannabis: acima de 10% de THC foi considerada alta potência e abaixo de 10%, baixa potência.
O consumo diário da droga prevaleceu entre os pacientes que tiveram um primeiro episódio de psicose em comparação com as pessoas do grupo de controle. Quase 30% dos doentes relataram uso de Cannabis todos os dias, em comparação com 6,8% das pessoas mentalmente sadias.
Segundo os cientistas, o uso da maconha de alta potência (mesmo que não seja diariamente) também foi mais comum entre as vítimas de psicose do que no grupo de controle, chegando a 37,1% nos pacientes, em comparação com 19,4% no grupo sadio.
Após ajustar outros fatores de risco, o grupo internacional de pesquisadores concluiu que as pessoas que usavam Cannabis diariamente tinham três vezes mais probabilidade de sofrer um primeiro episódio de psicose do que as que nunca haviam consumido maconha. O risco é ainda maior (cinco vezes mais) quando se trata da droga de alta potência – com concentração acima de 10% de tetraidrocanabinol.
Comentários
Outras Notícias
Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano
21 de Janeiro de 2026O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.
Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025
21 de Janeiro de 2026Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias
Ivete Sangalo comandará trio elétrico no Circuito Preta Gil no Carnaval do Rio em 2026
21 de Janeiro de 2026Foto: Rafa Mattei
Escola de Dança da Funceb vai sortear 93 bolsas gratuitas para Cursos Livres em 2026
21 de Janeiro de 2026Foto: Lucas Malkut
Solange Almeida relembra saída do Aviões do Forró e diz que foi pressionada a assumir decisão
21 de Janeiro de 2026Foto: TV Cultura
Suíca exalta grandiosidade da Nova Rodoviária e afirma que equipamento irá movimentar a economia dos bairros periféricos
20 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação/Redes Sociais
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023