SMS redistribui estoque de vacina em 17 unidades
13 de Setembro de 2019 - Redação Pernambués agora
A Bahia recebeu o último lote no dia 12 de julho, com 29 mil doses, que já foram distribuídas
Conforme o Ministério de Saúde, a falta de fornecimento da vacina pentavalente é nacional e será resolvida em novembro. Para garantir a oferta, a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) redistribuiu as cerca de 500 doses do estoque para 17 unidades de saúde no município. Das 139 salas de imunização da capital, 122 unidades não receberam o imunobiológico.
Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reprovar no teste de qualidade um lote de 3,570 milhões de doses da vacina, o abastecimento está parcialmente interrompido desde julho deste ano em postos de saúde. O país demanda 800 mil doses mensais da vacina.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a dificuldade é que a Pentavalente é uma vacina celular, sem produção nacional e com poucos produtores internacionais. Com isso, a Bahia recebeu o último lote no dia 12 de julho, com 29 mil doses, que já foram distribuídas.
De janeiro a julho deste ano, o MS enviou 260 mil doses. Além disso, a Bahia utiliza aproximadamente 60 mil doses da pentavalente por mês. “Vamos imunizar as crianças até zerar o estoque e, a partir daí, aguardaremos o repasse do insumo por parte do governo federal para normalizarmos a oferta nas 139 salas de vacina”, disse a subcoordenadora de doenças imunopreveníveis, Doiane Lemos.
A vacina protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e hemófilo B. As crianças devem tomar três doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de idade. “Meu bebê de dois meses tomou a vacina hoje [ontem]. Vim antes que acabasse”, disse a auxiliar administrativa Carla Firmino, 29 anos.
Com a reprovação, o MS informou que as compras com o antigo fornecedor, a indiana Biologicals E. Limited, foram suspensas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que pré-qualifica os laboratórios. Com isso, o órgão solicitou o ressarcimento do fornecimento à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Porém, não há disponibilidade imediata da vacina.
Em nota, o MS aponta que “não há dados que ensejem emergência epidemiológica das doenças cobertas pela vacina. Neste momento, os estoques são suficientes para os bloqueios vacinais, caso surtos inesperados apareçam”.
Comentários
Outras Notícias
VLT recebe licença prévia do Inema e obras avançam na região da Baixa do Fiscal
01 de Dezembro de 2025Foto: Joá Souza/GOVBA
Músico revela gravação de Ivete Sangalo com Shawn Mendes durante estadia do cantor em Salvador
01 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Após pressão de Narcisa Tamborindeguy, Tiago Barnabé estreia nova personagem: “Barnabela”
01 de Dezembro de 2025Foto: SBT/Multishow
Bahia inaugura primeiro hospital de transição do SUS com 90 leitos no antigo Riverside, em Lauro de Freitas
01 de Dezembro de 2025Foto: Matheus Landim/GOVBA
Relatório da PEC da Segurança deve ser apresentado nesta semana
30 de Novembro de 2025Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
30 de Novembro de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023