Homens entre 20 e 34 representam maioria dos diagnósticos de Aids na Bahia
07 de Outubro de 2019 - BNews
No ranking nacional de casos identificados no período, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul ocupam as três primeiras posições com mais número de diagnósticos
O primeiro caso de Aids identificado no Brasil foi em 1982 e, desde essa época, os diagnósticos da doença feitos pela rede pública de saúde têm sido monitorados. Com o surgimento do Sistema Único de Saúde, em 1988, ficou mais fácil unificar os registros por meio do sistema DataSus.
Entre 1982 e julho de 2018 o Brasil teve uma média de 70 diagnósticos de Aids todos os dias, sendo que o ano de 2013 representa o período de pico da doença no território nacional. No ranking nacional de casos identificados no período, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul ocupam as três primeiras posições com mais número de diagnósticos. Na outra ponta estão Acre, Amapá e Roraima.
A Bahia está em oitavo lugar, com média diária de 3 pacientes diagnosticados por dia. No estado, nesse mesmo período, Salvador reuniu 47% de todos os registros de Aids do SUS - 15.889 pacientes. Semelhante ao cenário nacional, na Bahia, o ano de 2013 foi quando mais se teve diagnósticos na rede pública, com 2.137 pessoas - média de 178 notificações mensais.
Perfil
Já se forem analisados os perfis dos pacientes diagnosticados com a doença, tanto no cenário nacional quanto em 26 estados, com exceção do Rio de Janeiro, a maioria das vítimas é formada por homens com idades entre 20 e 34 anos. No RJ, a doença atinge mais homens entre 35 e 49 anos. Em nenhum estado brasileiro a maioria dos registros é de mulheres.
Entre crianças e adolescentes, a maioria dos registros envolve pacientes entre 15 e 19 anos. No entanto, crianças até 9 anos foram diagnosticadas 45.636 vezes com aids, número que representa 5% de todos os casos do país entre 1982 e julho de 2018.
HIV
Existe diferença entre o HIV e a Aids. O HIV, que na sigla em inglês significa vírus da imunodeficiência humana, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Já a Aids (da sigla em inglês, síndrome da imunodeficiência adquirida) é o estágio mais avançado desta infecção, porque o vírus, ao destruir as células de defesa, deixa o organismo mais vulnerável a diversas doenças.
No entanto, nem todas as pessoas que vivem com o vírus HIV desenvolve a Aids. Isso acontece em razão das variações dos sistemas imunológicos de cada indivíduo ao combater o HIV. Em alguns casos, a infecção evolui mais rápido do que em outros, chegando à fase chamada da Aids.
Comentários
Outras Notícias
Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio
09 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / TV Record
Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador
09 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Carnaval altera itinerários de ônibus em Salvador; confira as mudanças
09 de Fevereiro de 2026Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Wagner Moura comenta ofensivas bolsonaristas e denúncias de perseguição internacional
09 de Fevereiro de 2026Foto: TV Globo
Neste domingo (8), Pernambués foi tomado pela alegria do Bloquinho da Gente em sua sexta edição
09 de Fevereiro de 2026A iniciativa foi realizada pelo Grupo Alerta Pernambués (GAP), em parceria com Luiz Carlos Suíca, fundador do projeto, e contou com o apoio do Sindilimp e da Aslimp.
Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado
05 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023