Saúde

Dia mundial da Diabetes: Brasil tem 12,5 milhões de pessoas com a doença

14 de Novembro de 2019 - Redação Pernambués agora
[Dia mundial da Diabetes: Brasil tem 12,5 milhões de pessoas com a doença]

Mais de 50% dos casos de Diabetes Tipo 2 podem ser evitados

Pessoas diagnosticadas com a doença são propensas a desenvolver problemas cardíacos três vezes mais. Esses são dados revelados pela regional baiana da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, e ganham relevância neste mês. Isto porque esta quinta-feira (14) é o Dia Mundial da Diabetes. Dados do Atlas Mundial de Diabetes, organizado pela International Diabetes Federation,  apontam que o Brasil tem 12,5 milhões de pessoas com a doença e a previsão é que esse número chegue a 20,3 milhões em 2045.
Endocrinopediatra da Singular Medicina de Precisão, Silvia Lessa explica que existem diferentes tipos de Diabetes. Mais frequente na faixa etária pediátrica, o Diabetes Tipo 1 tem como principal fator de risco a predisposição genética. Crianças e jovens, como recém-nascidos e lactentes, não conseguem expressar os sintomas clássicos da doença, adiando o diagnóstico. O Diabetes Tipo 2 é mais comum entre os adultos, embora, em decorrência do aumento da obesidade infantil, tem sido cada vez mais diagnosticado nessa população.  Alguns dos principais fatores de risco são o excesso de alimentação inadequada, a história familiar da doença em um parente de primeiro ou segundo grau e o sedentarismo, apesar de também ser possível o desenvolvimento por fatores genéticos.
Silvia conta quais sintomas são mais comuns na doença: “Identificamos que existe o que é conhecido como os “4 p”: poliúria, que é urinar em grande quantidade, polifagia, que é a fome excessiva, polidipsia, a sede excessiva, e  perda de peso. Outras queixas freqüentes são cansaço, irritabilidade, visão turva, quadros de infecções por fungos, e nas crianças a queda do rendimento escolar”. Quando desenvolvida em bebês, os sintomas são mais difíceis de serem percebidos: “Deve-se suspeitar dessa possibilidade no paciente que apresenta perda de peso ou ganho ponderal insuficiente, fome voraz, aumento do número de troca de fraldas, e candidíase genital”, alerta. 
Os principais riscos podem ser divididos em complicações agudas e crônicas: “Das complicações agudas, a mais temida é a cetoacidose diabética - uma disfunção metabólica grave causada pela deficiência relativa ou absoluta de insulina que pode levar à morte”, esclarece Lessa. Já entre as complicações crônicas, algumas se destacam: retinopatia, catarata, neuropatia, nefropatia, doença vascular periférica, doença cerebrovascular.
A prevenção ainda não é possível quando há forte componente genético, como na Diabetes Tipo 1. A estimativa de risco varia durante a vida, explica a médica: “Uma criança sem história familiar do tipo 1 da doença terá o risco aumentado  de desenvolver esse tipo de Diabetes em 10 vezes se um irmão desenvolver o mesmo tipo”. Nas pessoas com fatores de risco para o tipo 2 da doença, a modificação do estilo de vida é a principal forma de prevenção. Comer saudavelmente, praticar atividade física regular e perder peso são fatores que previnem a evolução para o diabetes tipo 2.
Nos pacientes já diagnosticados com a doença, para evitar complicações agudas crônicas é necessário manter uma alimentação saudável associada à prática de atividades físicas, observar sempre as taxas de glicose, estar atento ao peso,  tomar os medicamentos indicados e manter acompanhamento multiprofissional. 
ESTEJA ATENTO AO CONSUMO DE AÇÚCAR
De acordo com a última recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), publicada em 4 de março de 2015, o consumo diário de açúcar “livre” não deve ultrapassar 10% das calorias diárias e, se possível, não ultrapassar 5%. Isso significa, numa dieta de 2000 calorias/dia, que a quantidade de açúcar “livre” não deve ultrapassar 200 calorias/dia ou 50 gramas/dia. Não confundir com o valor de 50% das calorias totais representadas pelos carboidratos numa dieta normal.
O termo açúcar “livre”, não inclui o açúcar presente naturalmente nos alimentos como nas frutas, vegetais e leite. O açúcar “livre” que faz parte dessa recomendação da OMS é o açúcar extra presente no açúcar de mesa, sucos de frutas (polpas, sucos em caixa), iogurte, refrigerantes (1 lata de refrigerante = até 40 gramas de açúcar), doces, sorvetes, biscoitos, achocolatados, cereais processados e o açúcar adicionado a produtos industrializados (1 colher de sopa de ketchup = 4 gramas de açúcar). O consumo atual de açúcar “livre” no Brasil é de 150 gramas/dia, ou seja, 3 vezes acima da taxa recomendada de 50 gramas/dia.

Comentários

Outras Notícias

[Prefeitura determina desapropriação de construção irregular que ameaça terreiro de Candomblé mais antigo do Brasil]
Bahia

Prefeitura determina desapropriação de construção irregular que ameaça terreiro de Candomblé mais antigo do Brasil

23 de Abril de 2024

Membros do terreiro mais antigo do Brasil denunciam medo de obra desabar — Foto: Casa Branca - Ilê Axé Iá Nassô Oc

[Maio Roxo: conheça as doenças inflamatórias intestinais que mais afetam a população]
Saúde

Maio Roxo: conheça as doenças inflamatórias intestinais que mais afetam a população

23 de Abril de 2024

Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa estão entre as principais patologias que acometem mais de 5 milhões de pessoas no mundo e no Brasil / Foto Divulgação

[Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito]
Economia

Entenda o Programa Acredita, que pretende ampliar acesso ao crédito

23 de Abril de 2024

Medidas também preveem ajuda a micro e pequenas empresas / Foto Tânia Rego

[Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância, mostra estudo]
Brasil

Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância, mostra estudo

23 de Abril de 2024

Mais da metade das crianças no Brasil estão em famílias de baixa renda / Foto Arquivo

[Exposição homenageia trajetória de mulheres na saúde]
Saúde

Exposição homenageia trajetória de mulheres na saúde

23 de Abril de 2024

Espaço cultural ganha o nome da enfermeira e sambista Ivone Lara / Foto José Cruz

[Creche é arrombada pela quarta vez em menos de um mês em Salvador; cabos da rede de ar-condicionado foram levados]
Bahia

Creche é arrombada pela quarta vez em menos de um mês em Salvador; cabos da rede de ar-condicionado foram levados

22 de Abril de 2024

Creche é arrombada pela quarta vez em menos de um mês na capital baiana — Foto: Reprodução/TV Bahia