Estudo da Fiocruz contabiliza 23 sintomas pós-Covid
20 de Julho de 2022 - CNN Brasil
Metade das pessoas diagnosticadas com Covid-19 tem sequelas que podem perdurar por mais de um ano, e a fadiga é a principal queixa relatada pelos pacientes
A conclusão é de um estudo divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Minas Gerais, que contabilizou 23 sintomas após o término da infecção aguda.
A pesquisa, que acompanhou quase 650 pacientes infectados pelo coronavírus por 14 meses, identificou que pelo menos 324 pessoas (50% do total) tiveram sintomas pós-infecção.
Dentre os 23 sintomas listados após o término da infecção aguda, a fadiga é o mais citado pelos pacientes, tendo sido relatada por 115 pessoas (35,6%).
Depois, aparece tosse persistente (34%), dificuldade para respirar (26,5%), perda do olfato ou paladar (20,1%) e dores de cabeça frequentes (17,3%).
Além disso, também chamam a atenção os transtornos mentais, como insônia (8%), ansiedade (7,1%) e tontura (5,6%). Entre os relatos estão ainda sequelas mais graves, como a trombose, diagnosticada em 20 pacientes, ou seja, 6,2% da população monitorada.
"Pessoas não vacinadas que se infectam com o coronavírus e, portanto, desenvolvem a Covid-19 têm mais de 50% de risco de desenvolver a Covid longa", diz a pesquisadora Rafaella Fortini, da Fiocruz Minas. Entre os vacinados, essa chance cai ao menos à metade, prossegue a cientista.
Os sintomas pós-infecção se manifestam de forma grave, moderada ou leve. Normalmente aparecerem até três meses depois o início da infecção.
A Covid-19 pode causar sequelas complexas que demandam reabilitação. Tem gente que perde a mobilidade das pernas, dos braços ou que têm dificuldade para falar. Em alguns casos, leva-se semanas até que a reabilitação seja concluída.
Mais de dois anos após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, em março de 2020, o país tem grande parte da sua população vacinada e agora o desafio é recuperar os pacientes com sequelas da doença.
Foto: Divulgação
Comentários
Outras Notícias
Inclusão em campo: Bahia e Fonte Nova treinam equipes para atendimento acessível e combate ao capacitismo
19 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação / EC Bahia
Netflix amplia parceria com a Sony e garante prioridade sobre lançamentos do estúdio
19 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Brasil fica fora de licenciamento para genérico de injeção contra HIV e custo preocupa SUS
19 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Freepik
Pesquisador brasileiro que contestou uso da cloroquina assume cargo estratégico na OMS
19 de Janeiro de 2026Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches
17 de Janeiro de 2026De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.
SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho
16 de Janeiro de 2026A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023