Saúde

Mais de 4 mil pessoas tem transtorno do espectro autista em Salvador

06 de Março de 2024 - Redação Pernambués agora
[Mais de 4 mil pessoas tem transtorno do espectro autista em Salvador]

Censo de pessoas com autismo é feito por meio de cadastro para obtenção de carteira de identificação /Foto Divulgação

Em Salvador, 4.249 moradores foram contabilizadas como pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) por censo implementado por meio de cadastro municipal. Desse total, 70% são do sexo masculino, a maioria com até 17 anos.

O dado é obtido através de cadastro das pessoas para a a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A Ciptea tem como objetivo identificar as pessoas com TEA em espaços públicos e privas para que elas tenham o atendimento como têm direito, sem constrangimentos.

A carteira é válida em todo o Brasil e é emitida pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). De acordo com a prefeitura, o censo será usado para a implementação de políticas que atendam as demandas do público de Salvador com TEA.

COMO FAZER A CARTEIRA

Ao emitir a Ciptea, o dependente tem seu cadastro feito de forma automática no censo. Os serviços são realizados gratuitamente na sede da Sempre, localizada na Rua Miguel Calmon, 28, no Comércio, de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h, e das 13h às 16h. O serviço também é oferecido através de plataformas digitais, pelo site Salvador Digital.

Comentários

Outras Notícias