Jovens e pessoas pardas mais vulneráveis ao vírus da dengue na Bahia
18 de Março de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
De acordo com o Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde, o número de infectados pelo vírus da dengue na Bahia, nas primeiras semanas de 2025, é maior entre os jovens de 15 a 29 anos e pessoas pardas. Até quinta-feira (13), já foram registrados mais de 8.353 casos prováveis da doença no estado.
Em entrevista ao Bahia Notícias, o pesquisador da Fiocruz Bahia e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Guilherme Ribeiro, falou sobre o cenário atual da dengue, que passou por um aumento significativo em 2024, e como isso impacta o estado.
No ano passado, a Bahia atingiu 31.170 casos prováveis em fevereiro. O Painel de Monitoramento contabiliza os dados conforme o mês e ano em que os sintomas surgem. Em fevereiro de 2025, foram 4.402 casos prováveis e o índice de incidência atual é de 56,3 por 100 mil habitantes, considerado um período de “baixo” risco de transmissão.
“A dengue é uma doença cíclica, com picos de epidemias e períodos de transmissão endêmica, que ocorrem de forma esperada. Embora tenhamos vivenciado uma grande epidemia em 2024, a dinâmica de disseminação não é a mesma em todo o país ao mesmo tempo”, explicou Ribeiro.
Segundo os registros do Ministério da Saúde, os jovens de 20 a 29 anos são os mais afetados, com 2.085 casos, seguidos pela faixa de 15 a 19 anos com 917 casos e adultos de 30 a 39 anos com 1.377 casos. Ribeiro explicou que a maior vulnerabilidade dos jovens se deve à exposição ao vírus ao longo da vida, o que não acontece com os mais velhos, que têm maior imunidade por conta de infecções anteriores.
“Pessoas mais velhas têm mais chances de terem sido expostas a infecções anteriores e, por isso, estão mais protegidas. Uma pessoa de 60 anos pode ter se infectado até três vezes e, por isso, já está imune”, detalhou o pesquisador.
Sobre os jovens, ele observa que, com menor tempo de vida, esses grupos têm menor exposição ao vírus, o que os torna mais suscetíveis. Ele também aponta que países onde o vírus circula há mais tempo, como os do Sudeste Asiático, têm uma maior incidência de casos em crianças pequenas.
Ribeiro destacou que o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, encontra um ambiente propício para sua reprodução em áreas urbanas, onde a proximidade entre as pessoas facilita a disseminação do vírus.
A análise do perfil demográfico dos infectados revela que, na Bahia, 63,47% dos casos são de pessoas pardas, 54,72% dos infectados são mulheres, e 45,28% homens. O cenário urbano da Bahia, onde a maioria da população se identifica como preta ou parda, está diretamente relacionado ao aumento da transmissão.
“O padrão de vida nas grandes cidades, com grande densidade populacional, e a falta de infraestrutura adequada, como coleta de lixo e abastecimento de água, são fatores que contribuem para a reprodução do mosquito e o aumento de casos”, concluiu Ribeiro.
Em relação ao cenário nacional, a Bahia ocupa a 15ª posição em termos de incidência de dengue. No total, o Brasil registrou quase 570 mil casos prováveis, o que representa uma queda de 69,25% em comparação com 2024.
Comentários
Outras Notícias
Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio
09 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / TV Record
Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador
09 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Carnaval altera itinerários de ônibus em Salvador; confira as mudanças
09 de Fevereiro de 2026Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Wagner Moura comenta ofensivas bolsonaristas e denúncias de perseguição internacional
09 de Fevereiro de 2026Foto: TV Globo
Neste domingo (8), Pernambués foi tomado pela alegria do Bloquinho da Gente em sua sexta edição
09 de Fevereiro de 2026A iniciativa foi realizada pelo Grupo Alerta Pernambués (GAP), em parceria com Luiz Carlos Suíca, fundador do projeto, e contou com o apoio do Sindilimp e da Aslimp.
Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado
05 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023