Novo remédio oral da fabricante do Mounjaro apresenta resultados promissores contra a obesidade
13 de Agosto de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Reprodução Pexels
A Eli Lilly and Company, responsável pelo conhecido Mounjaro, revelou avanços significativos no desenvolvimento da orforgliprona, um medicamento oral agonista do GLP-1, voltado para o tratamento da obesidade.
Os dados vêm de um estudo clínico de fase 3 — etapa final antes do pedido de aprovação junto a órgãos reguladores. Administrada uma vez ao dia, a substância reduziu o peso corporal em até 12,4% nos voluntários que receberam a dose mais alta.
Entre os participantes nessa dosagem, 59,6% perderam pelo menos 10% do peso e 39,6% eliminaram 15% ou mais. Além disso, o uso do medicamento também apresentou melhora em indicadores cardiovasculares, como colesterol não-HDL, triglicerídeos e pressão arterial.
Para Kenneth Custer, vice-presidente executivo da Lilly, o medicamento tem potencial de mudar a abordagem da obesidade:
“Com a orforgliprona, podemos oferecer uma alternativa diária e oral, que facilita o tratamento de longo prazo e possibilita intervenções precoces.”
O estudo incluiu 3.127 adultos com obesidade ou sobrepeso acompanhados de comorbidades como hipertensão, dislipidemia, apneia obstrutiva do sono ou doenças cardiovasculares, sem histórico de diabetes. Os testes ocorreram em países como Brasil, EUA, China, Japão e Espanha.
Os efeitos adversos mais comuns foram de natureza gastrointestinal, geralmente leves a moderados, incluindo náuseas, constipação, diarreia e vômitos. Os resultados completos serão apresentados no congresso da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EASD) de 2025 e publicados em revista científica.
O medicamento também está em avaliação para tratar diabetes tipo 2, apneia obstrutiva do sono e hipertensão em pacientes com obesidade.
Comentários
Outras Notícias
Suíca lamenta falecimento de Alan Sanches
17 de Janeiro de 2026De acordo com Suíca, mesmo em campos opostos ambos tinham respeito mútuo e atuação pelo fortalecimento da democracia.
SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho
16 de Janeiro de 2026A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba
Na Lavagem do Bonfim, Suíca fala da reeleição de Lula e destaca valorização dos trabalhadores da limpeza urbana
16 de Janeiro de 2026Ao lado de apoiadores, sindicalistas e membros de movimentos sociais, o pré-candidato a deputado Luiz Carlos Suíca (PT) fez o trajeto completo da tradicional Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (15) em Salvador.
Ministério da Saúde rejeita parceria para produção nacional da vacina da dengue da Takeda
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Sesab chama mais de 500 profissionais para fortalecer a rede de saúde da Bahia
15 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Moradora denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS contesta
15 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023