Saúde

Novo remédio oral da fabricante do Mounjaro apresenta resultados promissores contra a obesidade

13 de Agosto de 2025 - Redação Pernambués agora
[Novo remédio oral da fabricante do Mounjaro apresenta resultados promissores contra a obesidade]

Foto: Reprodução Pexels

A Eli Lilly and Company, responsável pelo conhecido Mounjaro, revelou avanços significativos no desenvolvimento da orforgliprona, um medicamento oral agonista do GLP-1, voltado para o tratamento da obesidade.
Os dados vêm de um estudo clínico de fase 3 — etapa final antes do pedido de aprovação junto a órgãos reguladores. Administrada uma vez ao dia, a substância reduziu o peso corporal em até 12,4% nos voluntários que receberam a dose mais alta.
Entre os participantes nessa dosagem, 59,6% perderam pelo menos 10% do peso e 39,6% eliminaram 15% ou mais. Além disso, o uso do medicamento também apresentou melhora em indicadores cardiovasculares, como colesterol não-HDL, triglicerídeos e pressão arterial.
Para Kenneth Custer, vice-presidente executivo da Lilly, o medicamento tem potencial de mudar a abordagem da obesidade:
“Com a orforgliprona, podemos oferecer uma alternativa diária e oral, que facilita o tratamento de longo prazo e possibilita intervenções precoces.”
O estudo incluiu 3.127 adultos com obesidade ou sobrepeso acompanhados de comorbidades como hipertensão, dislipidemia, apneia obstrutiva do sono ou doenças cardiovasculares, sem histórico de diabetes. Os testes ocorreram em países como Brasil, EUA, China, Japão e Espanha.
Os efeitos adversos mais comuns foram de natureza gastrointestinal, geralmente leves a moderados, incluindo náuseas, constipação, diarreia e vômitos. Os resultados completos serão apresentados no congresso da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EASD) de 2025 e publicados em revista científica.
O medicamento também está em avaliação para tratar diabetes tipo 2, apneia obstrutiva do sono e hipertensão em pacientes com obesidade.

Comentários

Outras Notícias