Justiça

Violência doméstica aumenta durante pandemia, por conta do isolamento social

09 de Abril de 2020 - Redação Pernambués agora
[Violência doméstica aumenta durante pandemia, por conta do isolamento social]

A cada quatro minutos uma mulher é agredida no Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde.

Esses dados alarmantes estão presentes há anos e tem tomado proporções ainda maiores nas últimas semanas, em meio ao isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus. Essa é uma das medidas implementadas para evitar a proliferação do vírus. Porém, a medida aponta outro desafio: evitar que aumente o número de infectados.

Alguns estados como Paraná já apontam aumento de 15% nos casos. No Rio de Janeiro, a alta foi mais expressiva, 50%. Na Bahia, a SSP-BA (Secretária de Segurança Pública do Estado da Bahia) afirmou que os números de denúncias de violências domésticas ainda não foram contabilizados. Os dados devem ser divulgados em abril.

Em Salvador, recentemente, uma mulher foi morta a tiros em Periperi, e outros casos têm acontecido corriqueiramente. O número de ligações recebidas diariamente pelo governo federal através do 180 aumentou em 9% desde que entraram em vigência as medidas por causa da Covid-19. Quantidade que cresce, tendo em vista casos subnotificados. De acordo com a ONDH (Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos), a média diária de 1º a 16 de março foi de 3.045 ligações recebidas e 829 denúncias registradas. Já nos 8 dias seguintes esses números subiram para 3.303 ligações e 978 denúncias.

Faz-se essencial e urgente o fortalecimento de campanhas combatendo a violência contra a mulher, pois não é possível desatrelar uma pandemia com a vulnerabilidade e a violência a qual as mulheres estão expostas. Precisamos nesse momento de uma corrente com os órgãos fiscalizadores, os executivos e os municípios, juntamente com os núcleos de proteção.

O Ministério Público da Bahia divulgou também um número para atendimento de casos urgentes a exemplo de solicitação de Medida Protetiva à Justiça: 0800 642 4577, além dos canais por telefone – 100 e 180 – para receber denúncias de violência e pedidos de socorro.

Comentários

Outras Notícias

[Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes]
Saúde

Governo promove campanha para vacinar quase 30 milhões de estudantes

17 de Abril de 2025

Foto: Walterson Rosa/MS

[Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa]
Saúde

Anvisa suspende medida contra o SuperCoffee após recurso da empresa

17 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques]
Cultura

Micareta de Feira 2025 terá corte na programação diurna e abertura com Bell Marques

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

[Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde]
Saúde

Nova caderneta digital de saúde infantil é apresentada pelo Ministério da Saúde

17 de Abril de 2025

Foto: Reprodução / CONASS

[Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão]
Bahia

Sindicato dos Jornalistas da Bahia celebra 80 anos de fundação com homenagem à história da profissão

14 de Abril de 2025

Foto: Divulgação

[Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações]
Política

Pedro Lucas é escolhido como novo ministro das Comunicações

14 de Abril de 2025

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados