Codesal realiza simulado de evacuação de área em Cajazeiras no sábado (24)
22 de Fevereiro de 2024 - Redação Pernambués agora
Codesal realiza simulado de evacuação de área em Cajazeiras no sábado (24) / Foto Jefferson Peixoto
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizará mais um simulado de evacuação de 2024 no próximo sábado (24), a partir das 9h. Desta vez, a ação acontece simultaneamente nas comunidades Irmã Dulce, em Cajazeiras VI, e Mangabeira, em Cajazeiras VIII. O objetivo é capacitar os atores envolvidos em um processo de evacuação de áreas de risco de deslizamentos de terra.
O simulado ensina como a comunidade deve se comportar em um cenário de acionamento real de uma sirene, principalmente no período chuvoso. Também participam da ação os profissionais dos órgãos governamentais envolvidos, a exemplo das secretarias de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), além das diretorias das escolas responsáveis por abrigar os moradores em situações de emergência.
O primeiro passo da atividade é o acionamento da sirene, tanto remoto quanto local, e o deslocamento dos moradores em rotas seguras para os locais de abrigo, levando em consideração os possíveis pontos de alagamento, e os serviços de acolhimento oferecidos nesses abrigos no momento real. Com uma semana de antecedência, a Defesa Civil monta equipes na região e todas as manhãs convida os moradores a participarem do simulado.
“A participação dos moradores locais é fundamental para o sucesso no simulado. Nosso objetivo com toda essa mobilização é garantir a segurança de todos, fazendo com que essa população esteja preparada numa situação de evacuação real”, enfatizou a coordenadora de prevenção da Codesal, Gabriela Morais.
Atualmente, Salvador possui 14 áreas com o Sistema de Alerta e Alarme. São realizados simulados em todas essas áreas, antes de iniciar o período de chuvas, em abril. A atividade já foi realizada em Vila Picasso e Voluntários da Pátria. Nas próximas semanas, as comunidades de Bom Juá, Calabetão, Mamede, Moscou, Creche, Mangueira, Bosque Real, Baixa do Cacau e Vila Sabiá também participarão da ação comandada pela Codesal.
Comentários
Outras Notícias
Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média
27 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão
27 de Janeiro de 2026Foto: Freepik
Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS
27 de Janeiro de 2026Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia
27 de Janeiro de 2026Foto: Letícia Martins / EC Bahia
BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality
26 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Globoplay
Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026
26 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023