Aniversário da Casa de Acolhimento Marielle Franco Brasil
17 de Maio de 2024 - Assessoria do mandato coletivo
Data será celebrada na Câmara, nesta sexta-feira (17), com uma sessão especial requerida pelo mandato coletivo Pretas Por Salvador / Foto Card Evento
Nesta sexta-feira (17), a Casa de Acolhimento Marielle Franco Brasil completa um ano de dedicação e apoio à comunidade LGBTQIA+ e mulheres em Salvador. Para celebrar a data, o mandato coletivo Pretas por Salvador (PSOL) estará à frente de uma sessão especial, às 18h, no Plenário Cosme de Farias da Câmara.
Conforme a vereadora Laina Crisóstomo, a Casa de Acolhimento Marielle Franco Brasil atua no acolhimento de mulheres e da população LGBTQIA+ em situação de violência e sob risco de morte. Coordenada por Sandra Muñoz, além do abrigo, o espaço oferece apoio e orientação na busca de serviços sociais, psicológicos, orientação jurídica, atendimento pedagógico infantil e serviço de enfermagem para pessoas de baixa renda de Salvador.
Além de comemorar o primeiro ano da Casa Marielle Franco Brasil, a sessão também marcará o Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia. A data é celebrada em todo o mundo e remete ao 17 de maio de 1990, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), impulsionando o avanço na luta pelos direitos civis dessa população.
Em reconhecimento à importância desta data, o mandato coletivo das Pretas por Salvador irá homenagear pessoas relevantes para a luta LGBTQIA+ com a 2ª edição do Prêmio Xica Manicongo. Artistas, religiosos, profissionais de saúde e da segurança pública e ativistas estão entre os homenageados.
Num contexto de fechamento de equipamentos essenciais no enfrentamento à LGBTfobia e à violência de gênero, a Casa Marielle Franco Brasil e o Prêmio Xica Manicongo representam pontos de apoio e resistência, demonstrando o poder da comunidade em se unir para promover a igualdade e a justiça social.
Para mais informações sobre a Casa de Acolhimento Marielle Franco Brasil e como oferecer apoio, o telefone de contato é (71) 99153-9477.
Comentários
Outras Notícias
Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média
27 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão
27 de Janeiro de 2026Foto: Freepik
Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS
27 de Janeiro de 2026Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia
27 de Janeiro de 2026Foto: Letícia Martins / EC Bahia
BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality
26 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Globoplay
Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026
26 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023