Bahia

Memorial da Câmara recebe alunos da APAE

07 de Agosto de 2024 - Diretoria de Comunicação
[Memorial da Câmara recebe alunos da APAE]

Visitas ao museu podem ser agendadas por grupos e instituições / Foto Reginaldo ipê

O Memorial da Câmara Municipal de Salvador recebeu os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), da unidade APAE São Joaquim, na manhã desta terça-feira (6). Recebidos e guiados pelos estagiários de história Railan Lima e Judith Menezes, os alunos com deficiências intelectuais ou múltiplas estavam acompanhados de responsáveis legais. À tarde, o Memorial receberá outra turma para visitação.

O objetivo da visita foi trabalhar o protagonismo social dos alunos, permitindo que eles conhecessem a cultura local e se socializassem com o ambiente.

“Pensando no papel que a Câmara exerce na cidade, queremos que eles se sintam cidadãos pertencentes, com direitos de opinar”, disse Sandra Cristina Bahia da Cruz, pedagoga responsável pelo grupo.

Ela destacou ainda a importância de desmistificar mitos e promover a aceitação e o conhecimento sobre as diversas necessidades das pessoas com deficiência. “Muitas pessoas pensam que, por terem deficiência, não podem visitar um lugar como este. Acham que vão derrubar, quebrar ou mexer em algo. Eles podem, sim, estar nesses espaços. Só precisamos aprender a lidar com eles”, concluiu.

Leda Araújo Dias, aposentada e mãe de Vanessa Dias, 32 anos,  acompanhou a filha na visita e se mostrou muito satisfeita. “Eu achei bom, maravilhoso desenvolver tanto os meninos quanto as mães. A minha filha saiu daqui aprendendo bastante”, comemorou Leda.

 Momento musical 

Railan Lima, um dos mediadores, promoveu um momento especial de interação através da música. Tocando um ukulele, Railan ensaiou o Hino ao 2 de Julho com os alunos, enriquecendo ainda mais a visita.

Memorial 

O Memorial da Câmara Municipal de Salvador está localizado no Paço Municipal, na Praça Thomé de Souza, s/n, Centro. Funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, e, às sextas-feiras, das 9h às 14h. As visitas em grupo acompanhadas por mediadores devem ser agendadas através do e-mail: [email protected].
 

Comentários

Outras Notícias

[Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média]
Educação

Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média

27 de Janeiro de 2026

Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

[Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão]
Justiça

Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão

27 de Janeiro de 2026

Foto: Freepik

[Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS]
Saúde

Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS

27 de Janeiro de 2026

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

[Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia]
Esportes

Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia

27 de Janeiro de 2026

Foto: Letícia Martins / EC Bahia

[BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality]
Justiça

BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality

26 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Globoplay

[Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026]
Bahia

Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026

26 de Janeiro de 2026

Foto: Divulgação