SPM presta acolhimento a vítimas de importunação e assédio sexual no Metrô de Salvador
16 de Agosto de 2024 - Ascom/SPM
SPM presta acolhimento a vítimas de importunação e assédio sexual no Metrô de Salvador / Foto ASCOM
A Estação Pirajá do Metrô é um dos endereços das Salas Elas à Frente implantadas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), em Salvador. As salas têm o objetivo de promover ações voltadas para a inclusão socioprodutiva e autonomia econômica das mulheres. O equipamento também é destinado para acolher e apoiar as mulheres vítimas de assédio e importunação sexual e todos os tipos de violências de gênero.
“As Salas Elas à Frente são parte da estratégia do Governo do Estado para que estas políticas públicas estejam ao alcance das mulheres. Estamos em um processo gradativo de implantação das salas na capital e no interior, para fortalecer a rede de apoio existente na prevenção e enfretamento às violências de gênero, mas sobretudo para oferecer, em parceria com os municípios, cursos, seminários, dentre outras atividades que contribuam para a autonomia econômica e o empoderamento das mulheres”, afirmou a secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore.
Na Estação do Metrô, a Sala Elas à Frente fica aberta às terças e quintas-feiras, das 9h às 17h, com uma psicóloga e uma assistente social da SPM. O acesso ao equipamento ocorre de maneira espontânea, basta acessar o terminal da Estação de Metrô Pirajá e procurar a sala.
“Como parte do atendimento, a gente pode encaminhar a mulher para algum órgão que integra a Rede de Enfretamento à Violência contra as Mulheres, se for o caso, como a Delegacia Especializada da Mulher ou a Casa da Mulher Brasileira. Nós também fazemos a divulgação sobre os tipos de assédio e importunação sexual, sobre os tipos de violência de gênero e divulgamos o Dique Denúncia 180, no âmbito da campanha de sensibilização Oxe, me respeite”, explicou Geane Soares, assistente social da SPM.
A gerente da loja, Rosângela Oliveira, usuária do transporte, passa constantemente pela Estação de Metrô Pirajá e falou sobre a importância do serviço. “Tem mulheres que ainda não se sentem acolhidas dentro dos seus lares, dentro do seu seio familiar. Muitas têm vergonha de verbalizar o que passam, o que sentem dentro de casa, dentro de sua intimidade. É de extrema importância esse tipo de serviço, em um local distinto, para que elas se sintam à vontade”, disse.
Este é o mesmo sentimento da dona de casa Meire Felícia, que também é usuária do metrô. “Estava passando e por curiosidade parei para perguntar como funciona a sala. Achei ótimo esse espaço para incentivar as mulheres a terem uma reação e conseguir apoio e atenção”, descreveu.
Além da Estação do Metrô, que funciona em parceria com a CCR Metrô, a SPM mantém Sala Elas à Frente no Calabar e outras serão implantadas e entrarão em funcionamento a partir das reformas dos Centros Sociais Urbanos (CSU), em bairros da capital, como é o caso do CSU do Nordeste de Amaralina. Também há Salas Elas à Frente instaladas em São Domingos, Cachoeira e Itabuna. Mais 40 serão implantadas nos municípios do Sul e Extremo Sul, a partir de protocolo de intenções assinado com a Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc).
Comentários
Outras Notícias
Bahia lidera número de participantes no Enamed no Nordeste, apesar de cursos abaixo da média
27 de Janeiro de 2026Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Justiça condena família por submeter trabalhadora doméstica a 42 anos de trabalho análogo à escravidão
27 de Janeiro de 2026Foto: Freepik
Governo estuda revisão das normas de financiamento da saúde mental no SUS
27 de Janeiro de 2026Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
Aos 17 anos, Dell entra para o ranking histórico do Ba-Vi e marca seu nome no Bahia
27 de Janeiro de 2026Foto: Letícia Martins / EC Bahia
BBB 26: MP investiga participante por suspeita de homofobia no reality
26 de Janeiro de 2026Foto: Reprodução / Globoplay
Léo Santana anuncia “BRASILEIRAGGEM” como tema do Carnaval 2026
26 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023