Foto: Reprodução/Internet
A rede de supermercados Bompreço, associada ao Grupo Carrefour, anunciou o fechamento de três lojas em Salvador até o dia 13 deste mês. As unidades estão localizadas nos bairros Canela, Imbuí e Rio Vermelho. Segundo o jornal Correio, a decisão de encerrar as atividades faz parte de uma reestruturação estratégica da marca em nível nacional.
Este movimento segue o fechamento da unidade da Avenida Centenário, que em junho deu lugar a uma loja do Atacadão, outra marca do grupo. A unidade do Campo Grande também foi fechada neste ano. No Rio Vermelho, uma nova unidade foi construída ao lado da marca Redemix. Apesar das mudanças, o Carrefour não se posicionou oficialmente sobre o fechamento das lojas.
Acílio Marinello, economista e sócio-fundador da Essentia Consulting, acredita que essa mudança faz parte de um reposicionamento de mercado, com um foco maior no Atacadão, que já está presente em todos os estados brasileiros. "A estratégia do Atacadão é vender em grande quantidade com preços mais baixos, e com a aquisição do Bompreço, o Carrefour está reposicionando sua marca", explicou Marinello.
Recentemente, o Grupo Carrefour contratou o Banco de Investimentos Bradesco (BBI) para assessorá-lo na venda das unidades no Nordeste. Esse fechamento ocorre no contexto de críticas à declaração do CEO Alexandre Bompard, que afirmou que as carnes do Mercosul não atendiam aos padrões do Carrefour, o que gerou um pedido de desculpas à ministra da Agricultura, Carlos Fávaro, e uma retratação pública.