Foto: Reprodução l ASCOM Codesal
A cidade de Salvador iniciou a recuperação das áreas mais afetadas pelas chuvas fortes de novembro, que causaram deslizamentos de terra e tragédias, como a morte de duas pessoas em Saramandaia. A Prefeitura de Salvador começou, nesta segunda-feira (2), o trabalho de reconstrução e recuperação da comunidade, que inclui diversas ações de infraestrutura e apoio social. A ação envolve a construção de contenções de encostas em áreas de risco, especialmente nas regiões mais atingidas.
A Seinfra e a Sucop, responsáveis pela parte técnica, estão realizando estudos topográficos para viabilizar a construção das contenções nas áreas mais vulneráveis. A Sedur concluiu as análises necessárias para que o planejamento das demolições ocorra com segurança. A Codesal, órgão responsável pela defesa civil, já notificou os moradores das áreas de risco, e a Sempre (Secretaria de Políticas de Inclusão) finalizou o cadastro das famílias para garantir o acesso aos auxílios sociais.
Além dessas ações de infraestrutura, a Prefeitura-Bairro do Cabula tem oferecido suporte logístico, enquanto equipes da Limpurb estão trabalhando para limpar as vielas e retirar a terra das ruas da região. A segunda etapa das obras de drenagem em Pernambués também será iniciada, o que complementará os esforços para evitar novos alagamentos e deslizamentos na cidade. O levantamento de outras áreas afetadas e a identificação das famílias que precisam de ajuda continuam sendo realizados.