VLT de Salvador gera mais de mil novas contratações no Subúrbio
27 de Fevereiro de 2025 - Redação Pernambués agora
Fotos: Feijão Almeida / GOVBA
As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Subúrbio Ferroviário de Salvador estão gerando um impacto significativo na economia local. As empresas responsáveis pela execução do projeto e os consórcios já contrataram mais de mil trabalhadores.
Os consórcios encarregados da obra diretamente contrataram 942 pessoas, mas o total de contratações supera mil, incluindo as equipes das empresas que gerenciam o projeto. A expectativa é que cerca de dois mil empregos, diretos e indiretos, sejam criados durante a realização das obras.
Esse projeto, que promete otimizar o deslocamento na Região Metropolitana e no Subúrbio de Salvador, é uma importante fonte de emprego para as comunidades mais afetadas pelas intervenções.
Mais de 90% dos trabalhadores contratados são baianos, e aproximadamente 60% residem nas chamadas Áreas Diretamente Afetadas (ADA). Essa priorização da mão de obra local é uma diretriz do Governo do Estado, com o objetivo de beneficiar as comunidades mais impactadas pela transformação urbana.
A inclusão de moradores locais tem fortalecido o vínculo entre as comunidades e o avanço das obras. Daniel Souza, morador de Plataforma, expressa seu orgulho por participar da construção. “Daqui a alguns anos, vou usar o VLT e dizer: eu ajudei a construir isso. É gratificante testemunhar essa mudança e saber que melhorará a mobilidade de quem vive no Subúrbio”, afirma.
Valdinei dos Santos, de Cajazeiras, destaca a importância da oportunidade: “Cresci pegando trem com meu pai. Agora, vou usar o VLT com meu filho, na obra que ajudei a erguer. Estava desempregado há cinco anos, e esse trabalho chegou como uma bênção para mim e para muitos daqui”.
Comentários
Outras Notícias
Não nascemos para ser estatística: a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia
18 de Junho de 2026Luiz Carlos Suíca é pré-candidato a deputado federal em 2026. Graduado em História pela Universidade Católica da Bahia (UCSal), foi vereador de Salvador por três mandatos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no qual está filiado há 33 anos.
Após atuação do MP-BA, São Desidério reduz valores de contratos para festejos juninos
18 de Junho de 2026Foto: Divulgação
MP-BA cobra correções no Tratamento Fora de Domicílio em Feira de Santana após auditoria
18 de Junho de 2026Foto: Reprodução / Pref. Vitória da Conquista
Kehlani é anunciada como atração internacional do Afropunk Brasil 2026 em Salvador
18 de Junho de 2026Foto: Instagram
Canetas emagrecedoras lideram nova rota de contrabando na fronteira com o Paraguai
18 de Junho de 2026Foto: Bahia Notícias
”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA
17 de Junho de 2026A greve nacional está marcada para o dia 22 de junho em todo o Brasil | FOTO: Mídia Ninja |
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023