Bahia

Obras baianas estão entre finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025

24 de Julho de 2025 - Redação Pernambués agora
[Obras baianas estão entre finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025]

Foto: Divulgação / CBL

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou nesta terça-feira (22) os finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025. Três produções editoriais baianas foram destacadas em categorias distintas da premiação, que celebra a excelência na produção científica, literária e artística.
Na área de “Letras, Linguística e Estudos Literários”, a obra Modernismo Negro, publicada pela editora Segundo Selo, concorre pelo olhar crítico e histórico do autor Jorge Augusto sobre a construção da literatura brasileira a partir da ótica de Lima Barreto.
Já em “Ilustração”, o artista José Antônio Cunha, conhecido por sua atuação no Ilê Aiyê, concorre com J. Cunha & o Carnaval Negro, lançado pela Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB). A obra reúne elementos das culturas afro-indígenas retratadas no Carnaval soteropolitano.
Na categoria “Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia”, o livro Desmídias do Brasil: catálogo taxonômico e distribuição, publicado pela UEFS, se destaca por consolidar 150 anos de pesquisa sobre as desmídias, algas microscópicas fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos.

Comentários

Outras Notícias

[”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA]
Bahia

”Greve nacional dos garis e margaridas no dia 22 é para reforçar avanço do PL 4146 no Senado”, diz SindilimpBA

17 de Junho de 2026

A greve nacional está marcada para o dia 22 de junho em todo o Brasil | FOTO: Mídia Ninja |

[Fernanda Torres e Tinder chegam a entendimento para encerrar disputa judicial]
Fofoca

Fernanda Torres e Tinder chegam a entendimento para encerrar disputa judicial

17 de Junho de 2026

Foto: ABC

[Sudesb confirma contrato de R$ 7,8 milhões para nova fase das obras em Pituaçu]
Economia

Sudesb confirma contrato de R$ 7,8 milhões para nova fase das obras em Pituaçu

17 de Junho de 2026

Foto: Mateus Pereira / GovBR

[Recuperação de Neymar avança e retorno aos treinos gera expectativa na Seleção Brasileira]
Esportes

Recuperação de Neymar avança e retorno aos treinos gera expectativa na Seleção Brasileira

17 de Junho de 2026

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

[Obras na Cidade Baixa provocam mudanças temporárias em linhas de ônibus de Salvador]
Bahia

Obras na Cidade Baixa provocam mudanças temporárias em linhas de ônibus de Salvador

17 de Junho de 2026

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

[Projetos na Câmara de Salvador fortalecem debate sobre amamentação e doação de leite humano]
Bahia

Projetos na Câmara de Salvador fortalecem debate sobre amamentação e doação de leite humano

16 de Junho de 2026

Foto: Sandro Araújo / Agência Saúde