Bahia

Obras baianas estão entre finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025

24 de Julho de 2025 - Redação Pernambués agora
[Obras baianas estão entre finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025]

Foto: Divulgação / CBL

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou nesta terça-feira (22) os finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025. Três produções editoriais baianas foram destacadas em categorias distintas da premiação, que celebra a excelência na produção científica, literária e artística.
Na área de “Letras, Linguística e Estudos Literários”, a obra Modernismo Negro, publicada pela editora Segundo Selo, concorre pelo olhar crítico e histórico do autor Jorge Augusto sobre a construção da literatura brasileira a partir da ótica de Lima Barreto.
Já em “Ilustração”, o artista José Antônio Cunha, conhecido por sua atuação no Ilê Aiyê, concorre com J. Cunha & o Carnaval Negro, lançado pela Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB). A obra reúne elementos das culturas afro-indígenas retratadas no Carnaval soteropolitano.
Na categoria “Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia”, o livro Desmídias do Brasil: catálogo taxonômico e distribuição, publicado pela UEFS, se destaca por consolidar 150 anos de pesquisa sobre as desmídias, algas microscópicas fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos.

Comentários

Outras Notícias