Mais de 600 mil avós lideram lares na Bahia, revela Censo
29 de Julho de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Lucas Moura / Secom PMS
A convivência entre avós e netos é parte da realidade de muitas famílias baianas — e, para uma parcela significativa, essa presença vai além do afeto: eles são os principais responsáveis pelo lar. De acordo com dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 12% dos domicílios baianos são chefiados por avôs ou avós, o que representa aproximadamente 638 mil lares.
O levantamento mostra ainda que, entre os avós que vivem na mesma casa que seus netos, 98,2% são considerados responsáveis pelo domicílio — uma indicação clara do papel central que exercem na dinâmica familiar. Em números totais, cerca de 650 mil avós convivem com netos ou netas em lares baianos.
Apesar da expressividade atual, o número mostra uma queda em comparação ao último Censo, quando mais de 800 mil avós dividiam a residência com seus netos.
Outro recorte relevante do estudo revela o perfil desses chefes familiares: cerca de 7 em cada 10 são mulheres (68,7%), sendo a maioria autodeclarada parda (60%). Além disso, 40% têm menos de 60 anos, desmistificando a ideia de que todos os avós já se encontram na terceira idade.
Embora o IBGE não use oficialmente o termo "chefe de família", o conceito representa a pessoa identificada pelos demais moradores como o principal responsável pela residência, tanto sob o ponto de vista financeiro quanto de organização do lar.
Comentários
Outras Notícias
Bahia lança projeto-piloto de R$ 200 mil para mapear homicídios em Camaçari
04 de Novembro de 2025Foto: Divulgação / SSP-BA
Amazon é condenada na Bahia por exibir anúncios a assinante do Prime Video
04 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Matuê é atração confirmada no Festival HIT Salvador 2025, em dezembro
04 de Novembro de 2025Foto: @30praum_santos
Wagner Moura será homenageado em festival internacional de cinema na Califórnia
04 de Novembro de 2025Foto: Divulgação
Brasil alcança feito histórico e encerra Mundial de Taekwondo em 3º lugar no quadro geral
31 de Outubro de 2025Foto: Wander Roberto/COB
Thiago Couto assume o gol do Vitória e encara desafio após lesão de Lucas Arcanjo
31 de Outubro de 2025Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023