Bahia

Suíca repudia agressões a garis e alerta: “Essa categoria merece respeito”

30 de Dezembro de 2025 - Redação Pernambués agora
[Suíca repudia agressões a garis e alerta: “Essa categoria merece respeito”]

Foto: Divulgação

Luiz Carlos Suíca, militante histórico e defensor dos trabalhadores da limpeza urbana, repudiou publicamente o tratamento que garis e margaridas vêm sofrendo em diferentes municípios da Bahia. Segundo ele, episódios recentes de humilhação, amplamente divulgados nas redes sociais, revelam o desrespeito de parte da população com uma categoria essencial para o funcionamento das cidades. Suíca afirmou que acompanha os casos e tem acionado o Sindilimp e o Ministério Público para cobrar providências.

Indignado, ele citou situações recentes que ganharam repercussão.. “Em um município da Bahia, uma família tentou humilhar um trabalhador, obrigando que ele recolhesse o lixo dentro do próprio estabelecimento. Isso não pode acontecer”, afirmou. Para Suíca, o problema não é isolado. “Isso acontece em vários lugares. As pessoas precisam entender que essa categoria tem força e presta um serviço essencial”, completou.

O militante também lembrou episódios de repercussão nacional, como o caso ocorrido em Santa Inês, no Maranhão, onde um servidor foi demitido após negar a entrega de uma cesta básica a um gari. “Esses fatos mostram que a categoria tem força e que essa força está aparecendo. Se os garis pararem, a cidade para. E aí quem vai se responsabilizar?”, questionou, ao destacar que o desrespeito aos trabalhadores afeta diretamente a coletividade.

Suíca defendeu uma atuação mais firme do sindicato e das autoridades para coibir abusos. “O Sindilimp precisa acompanhar esses casos, e o Ministério Público também. O lixo é responsabilidade do poder público e das empresas. Não é aceitável que o trabalhador seja humilhado”, disse.

Ele reforçou ainda seu compromisso com a categoria. “Recebo ligações todos os dias de trabalhadores pedindo ajuda. Recentemente, estive em Brasília na defesa do PL 4146/2020, que regulamenta a profissão e garante direitos. Vou continuar nessa luta, porque esses trabalhadores merecem respeito, dignidade e reconhecimento”, concluiu.

Comentários

Outras Notícias

[Suíca mira 2026 defendendo justiça social, fortalecimento sindical e combate às desigualdades]
Política

Suíca mira 2026 defendendo justiça social, fortalecimento sindical e combate às desigualdades

02 de Janeiro de 2026

Foto: Ascom Luiz Carlos Suíca

[Perícia identifica metanol em bebidas ligadas à intoxicação de sete pessoas na Bahia]
Justiça

Perícia identifica metanol em bebidas ligadas à intoxicação de sete pessoas na Bahia

02 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Portal Alerta

[Papa Leão XIV pede compromisso com a paz ao celebrar primeira missa de 2026]
Mundo

Papa Leão XIV pede compromisso com a paz ao celebrar primeira missa de 2026

02 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Vatican News

[Pesquisa Genial/Quaest aponta que maioria atribui prisão de Bolsonaro a atos próprios]
Política

Pesquisa Genial/Quaest aponta que maioria atribui prisão de Bolsonaro a atos próprios

02 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Rede Globo

[Alagoinhas inicia Tarifa Zero aos domingos e feriados no transporte público]
Bahia

Alagoinhas inicia Tarifa Zero aos domingos e feriados no transporte público

02 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução / Alagonews

[Anvisa suspende comercialização de adoçante com alulose da empresa Sainte Marie]
Saúde

Anvisa suspende comercialização de adoçante com alulose da empresa Sainte Marie

30 de Dezembro de 2025

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil