Bahia

SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho

16 de Janeiro de 2026 - Redação Pernambués agora
[SindilimpBA reúne garis e margaridas na Lavagem do Bonfim e defende melhores condições de trabalho]

A direção do SindilimpBA participou, nesta quinta-feira (15), do cortejo da tradicional Lavagem do Senhor do Bonfim, em Salvador. De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, a caminhada é marcada pela fé e pelo sincretismo religioso e reforçou a luta do sindicato por melhores condições de traba

Ao longo do percurso, Ana chamou atenção para a importância dos garis e margaridas na organização da festa e na limpeza do circuito após o encerramento das atividades. Ela ressaltou que o grande volume de resíduos gerados durante a celebração exige esforço intenso da categoria e defendeu maior conscientização do público quanto ao descarte correto do lixo. “Esses trabalhadores são fundamentais para que a cidade continue funcionando depois da festa. A colaboração da população faz toda a diferença para evitar a sobrecarga de trabalho”, afirma.

A dirigente também destacou que a participação na Lavagem do Bonfim é um momento simbólico para renovar a fé e fortalecer a mobilização por direitos trabalhistas. Entre as pautas defendidas está o Projeto de Lei 4146, que trata da regulamentação da profissão de garis e margaridas, além do acompanhamento de licitações que possam impactar as condições de trabalho no setor.

“Pedimos ao Senhor do Bonfim um ano de avanços para a categoria, especialmente com a aprovação da PL 4146. A regionalização do sindicato tem nos permitido conhecer melhor a realidade de diferentes regiões da Bahia e fortalecer a luta por uma organização nacional da categoria. Aos poucos, vamos dando voz a trabalhadores que por muito tempo permaneceram invisíveis”, conclui Ana Angélica Rabello. As informações são de assessoria.

Comentários

Outras Notícias

[Projeto quer impedir uso de CPF de menores na abertura de empresas]
Política

Projeto quer impedir uso de CPF de menores na abertura de empresas

04 de Março de 2026

Foto: Divulgação

[Manoel Gomes nega falência e diz viver fase de reorganização financeira]
Fofoca

Manoel Gomes nega falência e diz viver fase de reorganização financeira

04 de Março de 2026

Foto: Carlos Dias/G1

[ Técnicos da UFBA aprovam greve e marcam paralisação para 5 de março]
Educação

Técnicos da UFBA aprovam greve e marcam paralisação para 5 de março

04 de Março de 2026

Foto: Carlos Américo/ Assufba

[Prefeitura convoca mais 75 aprovados da Saúde e total de nomeações chega a 155 em 2026]
Saúde

Prefeitura convoca mais 75 aprovados da Saúde e total de nomeações chega a 155 em 2026

04 de Março de 2026

Foto: Otávio Santos / Secom PMS

[PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL FALA SOBRE O COMPROMISSO DO GOVERNO LULA COM O FIM DA ESCALA 6X1]
Política

PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL FALA SOBRE O COMPROMISSO DO GOVERNO LULA COM O FIM DA ESCALA 6X1

03 de Março de 2026

Foto: Divulgação/Ascom

[Samu 192 registra mais de 60 mil trotes em 2025 na capital baiana]
Bahia

Samu 192 registra mais de 60 mil trotes em 2025 na capital baiana

03 de Março de 2026

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS