Fofoca

Cidade com suspeita de surto teve dois mortos por meningite em três dias

06 de Julho de 2016 - Miqueias Santos

Vírus teria chegado em Presidente Tancredo Neves durante os festejos do São João. Último caso foi em 2008

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A população do município de Presidente Tancredo Neves, no Baixo Sul do estado, está assustada com os casos de meningite na cidade. Apenas nesse ano já foram registradas duas mortes causadas pela doença e uma terceira pessoa está internada no Hospital Couto Maia, em Salvador. Por conta da suspeita de surto, o prefeito do município, Valdemir Mota, suspendeu as aulas das escolas municipais por uma semana, a partir de hoje (6).

Somente este ano,  a Bahia registrou 63 casos confirmados da doença com 15 mortes, números menores em relação ao mesmo período de 2015, quando foram registrados 287 casos, com 29 mortes, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Ainda de acordo com a Sesab, o primeiro caso em Presidente Tancredo neves foi registrado no dia 29 de junho, logo após o São João. Moradores suspeitam que o vírus tenha vindo de cidades vizinhas durante o período junino. Novos casos da doença foram registrados também no dia 30 de junho e em 1º de julho.

“Tiveram muitas pessoas de fora, de cidades vizinhas aqui. Por causa disso, pode ter acontecido a transmissão dos vírus e os casos vieram logo depois”, disse Maria José, diretora de uma escola que também suspendeu as aulas.

Por meio de nota, a Sesab conta que as vigilâncias sanitárias estadual e municipal adotaram medidas no município para controle das doenças. “As investigações estão sendo aprofundadas a fim de verificar vínculos epidemiológicos entre os casos e prevenir a ocorrência de possíveis novos casos”, informou.

Ainda de acordo com a Sesab, as pessoas diagnosticadas com meningite moravam em áreas distintas de Presidente Tancredo Neves e o primeiro caso da doença não tem relação com os demais.

Comentários

Outras Notícias