Mundo

Pernambués Curioso: Saiba porque hoje é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+

28 de Junho de 2020 - Redação Pernambués agora
[Pernambués Curioso: Saiba porque hoje é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+]

A descriminalização da homossexualidade no estado de Nova Iorque ocorreu pouco mais de uma década após o ato em Stonewall, em 1980

A alteração em todo o país é recente: tem 16 anos. 

O Dia Internacional do Orgulho LGBT é celebrado nesta sexta-feira (28). Nessa data, 50 anos atrás, homens e mulheres protestaram contra uma invasão violenta da polícia de Nova Iorque, ocorrida naquela madrugada, ao bar gay Stonewall Inn. A partir desse momento, Stonewall virou um marco. É por este motivo que a 22° edição da Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, que acontece no dia 14 de julho na Praça da Estação, tem como tema: "Não aos retrocessos! Revivendo Stonewall". 
Na década de 60, homossexuais eram reprimidos pelas forças policiais norte-americanas. A homossexualidade era entendida pela legislação como criminosa. Nesse contexto, o bar Stonewall servia como ponto seguro de encontro gay. O local não era invadido devido a um acordo com propina entre seu proprietário e policiais da região.
Na madrugada de 28 de junho de 1969, parte do grupo policial descumpriu o combinado e entrou no estabelecimento. Treze travestis e drag queens foram agredidas e presas. 
Durante a prisão, houve confronto e manifestantes lançaram pedras e garrafas contra os policiais, que revidaram violentamente. A confusão se intensificou com um incêndio no bar. 
Um ano após o episódio, um novo ato foi realizado no local, em um movimento que se tornaria o precursor das paradas gays como são conhecidas hoje. Bem aos poucos, os frequentadores do Stonewall Inn viram os direitos da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros (LGBT) serem ampliados. 
A descriminalização da homossexualidade no estado de Nova Iorque ocorreu pouco mais de uma década após o ato em Stonewall, em 1980. A alteração em todo o país é recente: tem 16 anos. 
Em 2015, o bar virou monumento histórico da cidade, por ato municipal. Um ano depois, Barack Obama reconheceu a luta LGBT e relembrou o fato em sua posse. 
No início deste mês, com cinco décadas de atraso, a polícia da cidade de Nova Iorque reconheceu o erro e pediu desculpas por seu comportamento. "Os atos e as leis eram discriminatórios e tirânicos e, por isso, me desculpo", afirmou James O'Neill, chefe da NYPD.

Comentários

Outras Notícias

[Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde]
Saúde

Gestores alertam: formação deficiente de médicos eleva riscos aos pacientes e custos na saúde

23 de Janeiro de 2026

Foto: Agência Brasil

[Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso]
Justiça

Terreiro em Cajazeiras é alvo de ataque com pichações de cunho religioso

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução

[Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026]
Justiça

Sistema de Reconhecimento Facial já levou à prisão de 80 foragidos na Bahia em 2026

23 de Janeiro de 2026

Foto: Márcia Santana/Ascom SSP

[Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”]
Brasil

Reação de cachorro ao se exercitar e ao ganhar comida viraliza nas redes: “Só é feliz comendo”

23 de Janeiro de 2026

Foto: Reprodução/Internet

[Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano]
Política

Suíca define pré-candidatura a deputado federal pelo PT para o pleito deste ano

21 de Janeiro de 2026

O ex-vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) confirmou sua pré-candidatura a deputado federal nas eleições deste ano.

[Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025]
Educação

Interior da Bahia se destaca e quatro universidades alcançam nota máxima em Medicina no Enamed 2025

21 de Janeiro de 2026

Foto montagem: Reprodução / Bahia Notícias