Pernambués Curioso: Saiba porque hoje é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+
28 de Junho de 2020 - Redação Pernambués agora
A descriminalização da homossexualidade no estado de Nova Iorque ocorreu pouco mais de uma década após o ato em Stonewall, em 1980
A alteração em todo o país é recente: tem 16 anos.
O Dia Internacional do Orgulho LGBT é celebrado nesta sexta-feira (28). Nessa data, 50 anos atrás, homens e mulheres protestaram contra uma invasão violenta da polícia de Nova Iorque, ocorrida naquela madrugada, ao bar gay Stonewall Inn. A partir desse momento, Stonewall virou um marco. É por este motivo que a 22° edição da Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, que acontece no dia 14 de julho na Praça da Estação, tem como tema: "Não aos retrocessos! Revivendo Stonewall".
Na década de 60, homossexuais eram reprimidos pelas forças policiais norte-americanas. A homossexualidade era entendida pela legislação como criminosa. Nesse contexto, o bar Stonewall servia como ponto seguro de encontro gay. O local não era invadido devido a um acordo com propina entre seu proprietário e policiais da região.
Na madrugada de 28 de junho de 1969, parte do grupo policial descumpriu o combinado e entrou no estabelecimento. Treze travestis e drag queens foram agredidas e presas.
Durante a prisão, houve confronto e manifestantes lançaram pedras e garrafas contra os policiais, que revidaram violentamente. A confusão se intensificou com um incêndio no bar.
Um ano após o episódio, um novo ato foi realizado no local, em um movimento que se tornaria o precursor das paradas gays como são conhecidas hoje. Bem aos poucos, os frequentadores do Stonewall Inn viram os direitos da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros (LGBT) serem ampliados.
A descriminalização da homossexualidade no estado de Nova Iorque ocorreu pouco mais de uma década após o ato em Stonewall, em 1980. A alteração em todo o país é recente: tem 16 anos.
Em 2015, o bar virou monumento histórico da cidade, por ato municipal. Um ano depois, Barack Obama reconheceu a luta LGBT e relembrou o fato em sua posse.
No início deste mês, com cinco décadas de atraso, a polícia da cidade de Nova Iorque reconheceu o erro e pediu desculpas por seu comportamento. "Os atos e as leis eram discriminatórios e tirânicos e, por isso, me desculpo", afirmou James O'Neill, chefe da NYPD.
Comentários
Outras Notícias
Câmara aprova proposta que transfere simbolicamente capital do país para Salvador no 2 de Julho
11 de Março de 2026Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
SAC realiza mutirão gratuito para emissão da nova identidade de idosos na Bahia
11 de Março de 2026Foto: Divulgação
Projeto quer obrigar redes sociais a remover conteúdo de ódio contra mulheres
11 de Março de 2026Foto: Reprodução / Redes sociais
Semana do Sono 2026 chama atenção para efeitos da falta de descanso na saúde
11 de Março de 2026Foto: Divulgação
Homem baleado em tentativa de assalto recebe tratamento experimental com polilaminina na Bahia
10 de Março de 2026Foto: Stephanie Venâncio
Bahia registra mais de 1,4 mil casos de meningite desde 2020 e aparece entre os estados com mais ocorrências no Nordeste
10 de Março de 2026Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023