Pauta Livre por Rogaciano Medeiros
07 de Dezembro de 2015 - Maíra Lima
Chantagem
Documento divulgado pelo PSOL e Rede Sustentabilidade considera que a deliberação do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de abrir o processo de impeachment contra a presidente é “uma clara retaliação à perspectiva de derrota no Conselho de Ética”. O texto apela ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que acolha a representação dos dois partidos para afastar imediatamente o peemedebista do cargo, “para livrar a República da lógica da chantagem e da ameaça”.
Bispos
Na relação das entidades, instituições e personalidades que têm se posicionado contra a abertura de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff, merece destaque a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que divulgou nota pública à nação. "Que autoridade moral fundamenta uma decisão capaz de agravar a situação nacional com consequências imprevisíveis para a vida do povo?". Em outro trecho do texto, a CNBB afirma: "Carece de subsídios que regulem a matéria. Há no contexto motivação de ordem estritamente embasada no exercício da política voltada para interesses contrários ao bem comum".
Unidade
Para o jornalista Alex Solnik, "a decisão descabida, vingativa e canalha de Cunha pode ter uma consequência benéfica: unir o Brasil em torno de Dilma”. Em artigo muito bem redigido, ela diz que "o país vai se dividir agora não mais em petistas e tucanos e sim em dois grupos: os homens decentes que vão se alinhar com Dilma, que é uma mulher decente, e os canalhas que vão marchar com Cunha até o lixão da história. Como há muito mais brasileiros decentes do que canalhas, o apoio a Dilma vai aumentar na mesma medida em que o de Cunha vai chafurdar na pocilga comum".
Apoios
A cada dia aumentam as manifestações de apoio à presidenta Dilma Rousseff. Embora a mídia comprometida com as conspirações golpistas da aliança demo-tucana tente esconder, o fato é que o repúdio dos nove governadores do Nordeste contra o impeachment tem grande peso político. Eles consideram que a decisão de Eduardo Cunha não passa de "absurda tentativa de jogar a Nação em tumultos derivados de um indesejado retrocesso institucional". Tem mais, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), está articulando uma mobilização geral de todos os governadores, com reunião hoje, em Brasília.
Comentários
Outras Notícias
Ivete Sangalo relembra Preta Gil e comenta turnê de Gilberto Gil durante show em Salvador
22 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução / Redes Sociais
Nova lei amplia garantia de mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
22 de Dezembro de 2025Foto: José Cruz/Agência Brasil
Estudo aponta que nicotina causa danos ao coração, independentemente do tipo de produto
22 de Dezembro de 2025Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Corinthians bate o Vasco em São Januário e conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil
22 de Dezembro de 2025Foto: reprodução/internet
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023