“Somos mais de três décadas de luta histórica e do sonho da terra prometida”, diz Suíca em homenagem ao aniversário de 35 anos do MST
22 de Janeiro de 2019 - Redação Pernambués agora
Hoje, o movimento está presente em 24 estados e em assentamentos da reforma agrária que somam mais de 350 mil famílias
Em 21 de janeiro de 1984, o 1° Encontro Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em Cascavel (PR), reunia centenas de representantes de camponeses, sindicatos rurais e movimentos sociais do campo, com apoio da Pastoral da Terra da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ao final do encontro, foi criado o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que em pouco tempo viria a se tornar uma das mais importantes organizações sociais do país, com reconhecimento internacional.
O encontro decidiu que o MST deveria lutar pela terra, pela reforma agrária e por mudanças sociais no país. O novo movimento absorveria a experiência histórica das Ligas Camponesas e do Movimento dos Agricultores Sem Terra (Master), que levantaram a bandeira da reforma agrária antes do golpe de 1964.
O vereador Luiz Carlos Suíca (PT) destacou, nesta segunda-feira (21/01), em suas redes sociais o aniversário de 35 anos da militância do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. O edil sempre defende o direito de grupos que se organizam para lutar por conquistas e o direito dos trabalhadores, e com o MST não foi diferente.
Ao site Pernambués Agora o petista falou sobre a história do movimento e disse, “Defendo o direito de todos os grupos organizados se manifestarem”, disse.
Ainda conforme o edil, a posição do MST sempre foi decisiva para direcionar outros movimentos sociais e sindicais. Suíca volta a defender a união dos grupos de esquerda no país para apoiar o povo trabalhador. O vereador também ressaltou a importância da reforma agrária popular, da luta contra a opressão do agronegócio.
Nas redes sociais o edil publicou: “Somos trabalhadores rurais debaixo de sol conquistando um espaço, fazendo justiça nesse país tão desigual. Somos sustento das nossas famílias, sustento da terra ainda sem frutos e da ideologia dos justos. Somos a reforma agrária tão prometida e pouco respeitada. Somos mais de três décadas de luta histórica de quem se alimenta do sonho da terra prometida”.
Ainda dobre a história:
O MST participaria ativamente da luta pela redemocratização e pela conquista de direitos sociais. A entidade aliou sua plataforma à organização de acampamentos de camponeses nas rodovias, a exemplo do que havia ocorrido na Encruzilhada Natalino (RS), em 1980. Passou também a ocupar áreas vazias em latifúndios improdutivos e terras que passavam por processos de desapropriação. Essas táticas deram grande visibilidade ao movimento e à causa da reforma agrária.
Inicialmente mais forte na região Sul, o MST expandiu-se pelo país. Hoje, o movimento está presente em 24 estados e em assentamentos da reforma agrária que somam mais de 350 mil famílias.
Comentários
Outras Notícias
UPA de Salvador conquista certificação máxima da ONA por excelência no atendimento
17 de Dezembro de 2025Fotos: Ascom / SMS
Presidente do COB faz balanço do primeiro ano de gestão e confia em retorno de Rebeca Andrade em 2026
17 de Dezembro de 2025Fotos: Reprodução / Instagram / @marcolaporta / @rebecarandrade
Brasil conquista melhor resultado da história no snowboard halfpipe em etapa da Copa do Mundo
17 de Dezembro de 2025Foto: @f.storm
Tânia Maria entra em lista inusitada do New York Times e é eleita a melhor “atriz com cigarro” de 202
17 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Bahia é destaque nacional e lidera convocações para a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico
16 de Dezembro de 2025Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
iFood aciona Justiça contra ex-executivos e aponta uso indevido de dados em disputa com a 99Food
16 de Dezembro de 2025Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023