MST: em 1984 teve início ao 1° Encontro Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
21 de Janeiro de 2020 - Igor Natusch
Iniciado no dia 21 de janeiro de 1984, em Cascavel (PR), o 1º Encontro Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem Terra foi um marco na organização dos movimentos sociais do campo no Brasil
Ao final do congresso, que reuniu centenas de pessoas, foi aprovada a criação de um movimento camponês de alcance nacional, capaz de apoiar diferentes núcleos na luta pela reforma agrária. Foi a fundação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), entidade de renome internacional e que segue sendo uma das mais importantes e combativas organizações sociais do Brasil.
O nascimento do MST teve antecedentes históricos em organizações como as Ligas Camponesas, criadas pelo Partido Comunista do Brasil nos anos 1940 e que foram as primeiras a trazer, de forma organizada, as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais para o centro do debate político. Outro pioneiro foi o Movimento dos Agricultores Sem Terra (Master), nascido em 1960 no Rio Grande do Sul e que ajudou a consolidar a ideia de acampamentos como ferramenta de atuação política. Herdando a experiência e absorvendo elementos da luta desses e de outros movimentos, o MST já surgiu com uma experiência que fortaleceu o alcance e a eficiência de suas ações.
Além de aprovar a criação do movimento, o encontro em Cascavel começou a delimitar as bandeiras básicas do MST. Na visão dos ativistas, questões como a mecanização da agricultura e o estímulo a grandes projetos desenvolvimentistas resultam em aumento na concentração da propriedade em poucas pessoas, sufocando os pequenos e médios produtores e disparando a pobreza e o êxodo rural. Além da distribuição de terra (“Sem reforma agrária não há democracia”, pregam os integrantes desde o primeiro congresso, ocorrido em Curitiba em 1985), a defesa do socialismo e a promoção de mudanças profundas na sociedade brasileira sempre estiveram no espírito da entidade.
A promoção de acampamentos, a ocupação de latifúndios e de terras em processo de desapropriação logo deram grande visibilidade ao movimento. Sua presença ostensiva no movimento Diretas Já, que lutava pela redemocratização do Brasil e o fim do regime militar, também consolidou o MST como um dos principais atores em um momento de efervescência dos movimentos sociais. Após décadas de militância e luta pela democracia no campo e na cidade, o MST está hoje formalmente presente em 24 estados do Brasil, com assentamentos que somam cerca de 350 mil pessoas.
Comentários
Outras Notícias
Mais de 22 mil agentes garantem segurança de provas discursivas do CNU
06 de Dezembro de 2025Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte
06 de Dezembro de 2025Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia
06 de Dezembro de 2025Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
BBB 26 terá Casas de Vidro em cinco estados e escolha do público para parte do elenco
05 de Dezembro de 2025Foto: Globo / Renato Pizzutto
Ana Carolina confirma turnê de 25 anos e inclui Salvador no roteiro; veja a data
05 de Dezembro de 2025Foto: Pedro Dimitrow / Divulgação
Maternidade da UFBA abre quase 900 vagas para exames e consultas; agendamentos já começaram
05 de Dezembro de 2025Leia mais no site! Foto: Divulgação/EBSERH
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023