Política

Suíca e SindilimpBA defendem trabalhadores que lavaram ambulância na Barra: “A crítica é dos racistas”

22 de Junho de 2020 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
[Suíca e SindilimpBA defendem trabalhadores que lavaram ambulância na Barra: “A crítica é dos racistas”]

Os trabalhadores de limpeza urbana de Salvador, que lavaram uma ambulância do município, na Barra, em frente ao Hospital Espanhol, no último domingo (21), foram defendidos pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT) e pelo SindilimpBA, que representam a categoria no estado.

Nesta segunda-feira (22), após saber de críticas e de ameaças de punição aos profissionais, Suíca disse que não vai aceitar pressão para penalizar, que as críticas são descabidas e que vai cobrar do sindicato retaliação caso alguém seja punido. Ele considerou a polêmica como “racista” e disse que “os garis agiram corretamente”.

“Precisa apurar os fatos antes de sacrificar trabalhador, se fosse em Pernambués não teria isso. Mas foi na Barra, e o vídeo é do alto, do alto da cobertura e de frente para o mar. Quem sabe o que os garis e as margaridas passam somos nós. Eles estão cotidianamente na linha de frente. Deveriam agradecer por eles fazerem essas ações, que não são de sua competência, mas que fazem para gerar ainda mais saúde para a população. É que tem gente que gosta mesmo é de fazer presepada. Isso é porque os trabalhadores são negros. Querem perpetuar o racismo do alto de suas coberturas, sem saber o que acontece na linha de frente. Mas quando é no carnaval sabem colocar o gari em cima do trio para demonstrar a falsidade”, dispara Suíca.

Para a coordenadora-geral do SindilimpBA, a direção do sindicato não vai tolerar punição a quem quer que seja. Os trabalhadores procuraram a entidade para falar das ameaças de punição que sofreram. Ana relata que até uma paralisação foi proposta pelos trabalhadores. “Estamos em plena campanha salarial, é o período da data base e estamos segurando a situação porque sabemos do momento difícil com a crise sanitária e da importância em manter o serviço. Estamos segurando na unha para assegurar que as cidades tenham atendimento, mas não tem como punir quem está na linha frente. Não vamos tolerar, é inadmissível”, completa. 

Comentários

Outras Notícias

[Sebo tradicional de Feira de Santana completa quase 50 anos e resiste à era digital]
Bahia

Sebo tradicional de Feira de Santana completa quase 50 anos e resiste à era digital

24 de Abril de 2026

Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

[Fórmula 1 avalia ajustes nas regras de 2026 após críticas e alertas sobre segurança]
Esportes

Fórmula 1 avalia ajustes nas regras de 2026 após críticas e alertas sobre segurança

24 de Abril de 2026

Foto: Divulgação / F1

[Investigação aponta possível ligação de MC Ryan com esquema milionário envolvendo jogos ilegais ]
Justiça

Investigação aponta possível ligação de MC Ryan com esquema milionário envolvendo jogos ilegais

24 de Abril de 2026

Foto: Instagram

[Após recomendação do MP-BA, Rede D’Or corrige informação sobre direito de acompanhante para idosos]
Bahia

Após recomendação do MP-BA, Rede D’Or corrige informação sobre direito de acompanhante para idosos

24 de Abril de 2026

Foto: Divulgação

[Suíca lamenta morte de gari em Salvador e reforça luta por valorização da categoria]
Bahia

Suíca lamenta morte de gari em Salvador e reforça luta por valorização da categoria

23 de Abril de 2026

Dirigente do Sindilimp destaca trajetória do trabalhador e cobra avanços em direitos para garis e margaridas

[Brasil avança na ciência com clonagem inédita de porco para transplantes]
Saúde

Brasil avança na ciência com clonagem inédita de porco para transplantes

23 de Abril de 2026

Foto: Reprodução / Jornal Nacional