Suíca e SindilimpBA defendem trabalhadores que lavaram ambulância na Barra: “A crítica é dos racistas”
22 de Junho de 2020 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
Os trabalhadores de limpeza urbana de Salvador, que lavaram uma ambulância do município, na Barra, em frente ao Hospital Espanhol, no último domingo (21), foram defendidos pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT) e pelo SindilimpBA, que representam a categoria no estado.
Nesta segunda-feira (22), após saber de críticas e de ameaças de punição aos profissionais, Suíca disse que não vai aceitar pressão para penalizar, que as críticas são descabidas e que vai cobrar do sindicato retaliação caso alguém seja punido. Ele considerou a polêmica como “racista” e disse que “os garis agiram corretamente”.
“Precisa apurar os fatos antes de sacrificar trabalhador, se fosse em Pernambués não teria isso. Mas foi na Barra, e o vídeo é do alto, do alto da cobertura e de frente para o mar. Quem sabe o que os garis e as margaridas passam somos nós. Eles estão cotidianamente na linha de frente. Deveriam agradecer por eles fazerem essas ações, que não são de sua competência, mas que fazem para gerar ainda mais saúde para a população. É que tem gente que gosta mesmo é de fazer presepada. Isso é porque os trabalhadores são negros. Querem perpetuar o racismo do alto de suas coberturas, sem saber o que acontece na linha de frente. Mas quando é no carnaval sabem colocar o gari em cima do trio para demonstrar a falsidade”, dispara Suíca.
Para a coordenadora-geral do SindilimpBA, a direção do sindicato não vai tolerar punição a quem quer que seja. Os trabalhadores procuraram a entidade para falar das ameaças de punição que sofreram. Ana relata que até uma paralisação foi proposta pelos trabalhadores. “Estamos em plena campanha salarial, é o período da data base e estamos segurando a situação porque sabemos do momento difícil com a crise sanitária e da importância em manter o serviço. Estamos segurando na unha para assegurar que as cidades tenham atendimento, mas não tem como punir quem está na linha frente. Não vamos tolerar, é inadmissível”, completa.
Comentários
Outras Notícias
VLT recebe licença prévia do Inema e obras avançam na região da Baixa do Fiscal
01 de Dezembro de 2025Foto: Joá Souza/GOVBA
Músico revela gravação de Ivete Sangalo com Shawn Mendes durante estadia do cantor em Salvador
01 de Dezembro de 2025Foto: Instagram
Após pressão de Narcisa Tamborindeguy, Tiago Barnabé estreia nova personagem: “Barnabela”
01 de Dezembro de 2025Foto: SBT/Multishow
Bahia inaugura primeiro hospital de transição do SUS com 90 leitos no antigo Riverside, em Lauro de Freitas
01 de Dezembro de 2025Foto: Matheus Landim/GOVBA
Relatório da PEC da Segurança deve ser apresentado nesta semana
30 de Novembro de 2025Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
30 de Novembro de 2025Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023