“Como vai discutir política para as mulheres, sem discutir interseção de classe, raça?”, dispara Juci Cardoso em live com vereador Suíca
07 de Agosto de 2020 - Redação Pernambués agora
Em campanha do agosto lilás, mês da conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, o vereador Luíz Carlos Suíca (PT), convidou a ativista e historiadora Juci Cardoso para falar sobre a campanha e o agosto lilás
Por Evilasio Sacramento
Ao falar sobre políticas públicas para as mulheres, a convidada diz que é preciso conversar com as sub-representações e frisa que as mulheres não são iguais. “Como vai discutir política para as mulheres, sem discutir interseção de classe, raça? Mulheres são maiorias e mulheres negras são maioria dessa maioria. Porém, por conta do racismo, nos colocam no topo de todas as estatísticas de vulnerabilidade. Tem que ouvir todas as pessoas e garantir direito a todas”, disparou.
LEI MARIA DA PENHA
Hoje, 07 de agosto, a Lei Maria da Penha completa 14 anos de sancionada. Surgiu da necessidade de inibir os casos de violência doméstica no Brasil. O nome foi escolhido em homenagem à farmacêutica cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu agressões do ex-marido por 23 anos e ficou paraplégica após uma tentativa de assassinato. O julgamento de seu caso demorou justamente por falta de uma legislação que atendesse claramente os crimes contra a mulher. Hoje, a lei 11.340/2006 considera o crime de violência doméstica e familiar contra a mulher como sendo “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.
Juci relata que a lei é sem dúvidas, um marco histórico de proteção as mulheres, mas critica a falta de efetivação nela. “Nós precisamos dialogar com os gestores, com quem decide, precisamos falar sobre sub-representação e, por quê essas pautas criadas para se criar políticas públicas que garantam a efetivação da lei não tem sido colocado em prática como deveria e na celeridade que precisaria para proteger a vida das mulheres. Então, a lei é um avanço. Com ela, passamos a identificar a violência que eram naturalizadas”, disse.
HOMENAGEM
Ainda na live, Suíca lamenta a perda de duas grandes personalidades que marcaram a educação do povo baiano, Jorge Portugal e Jaime Sodré. “Perdas irreparáveis e lamentáveis. São pessoas queridas e que estarão sempre guardadas em nossas memórias. Fica os ensinamentos e a saudades de quem lutou para educar o nosso povo”.
Comentários
Outras Notícias
População da Rua Nova, em Pernambués, celebra buraco tampado que dificultava a locomoção
12 de Janeiro de 2026O serviço representa um avanço importante para a comunidade, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores da região.
O novo Colégio Aliomar Baleeiro já é realidade!
12 de Janeiro de 2026Em entrevista, a diretora Andrea Passos reforçou a importância da reforma, assim como a implementação do curso técnico, que valoriza e impulsiona toda a comunidade de Pernambués.
Idosa denuncia falta de insulina em unidades de saúde de Salvador; SMS afirma que abastecimento está regular
12 de Janeiro de 2026Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Estudo aponta que tratamento intensivo hospitalar supera canetas emagrecedoras na perda de peso e preservação muscular
12 de Janeiro de 2026Foto: Caroline Morais / Ministério da Saúde
Após polêmica no BBB 21, Karol Conká afirma que só aceitaria voltar ao reality em edição futura especial
12 de Janeiro de 2026Foto: Globo
Paulinho Moska retorna a Salvador com espetáculo especial marcado por memória e reconstrução
12 de Janeiro de 2026Foto: Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023