Plano Municipal de Cultura é aprovado na CMS com termo LGBTQIA+ após acordo de inclusão da ‘cultura gospel’
15 de Dezembro de 2021 - Metro1
O trecho em questão assegura apoio à realização de eventos voltados a cultura cristã/gospel
O Plano Municipal de Cultura, que prevê o planejamento e a execução de políticas públicas na área pelo período de dez anos, foi aprovado, nesta quarta-feira (15), com o termo ‘cultura LGBTQIA+, após relator do texto Sílvio Humberto (PSB) acatar a emenda que inclui a ‘cultura gospel’.
Antes do acordo, a bancada cristã, na Camara Municipal de Salvador (CMS), pedia a exclusão do termo ‘cultura LGBTQIA+’ da redação final da proposta. Os votos contrários foram dos vereadores Alexandre Aleluia (DEM), Cátia Rodrigues (DEM), Anderson Ninho (PDT), Júlio Santos (Republicanos) e Isnard Araújo (PL). Ao todo, foram apresentadas 35 emendas, das quais 12 foram acatadas.
Na discussão em plenário, o vereador Isnard Araújo (PL) chegou a apresentar um texto substitutivo ao relatório de Humberto. Ligado à Igreja Universal, ele disse não reconhecer a "cultura LGBTQIA+", a qual afirmou respeitar como "orientação sexual". Alexandre Aleluia, por sua vez, disse que não votaria a favor do que chamou de "segregação".
Em um discurso em defesa da democracia, Sílvio Humberto criticou a demora para a votação do plano, mas afirmou que o Legislativo vive um "momento histórico".
"Quando o fundamentalismo entra, o diálogo desaparece. Isso fere de morte a democracia, e isso nós temos que nos cuidar. Cada vereador e vereadora que aqui está precisa ter o cuidado com essa chamada democracia. Essa capacidade de ouvir, de escutar e, acima de tudo, a capacidade de diálogo", declarou.
"Nós não podemos ter, numa Casa como essa, uma Casa que exclui. Essa Casa tem o papel de incluir as pessoas, de reconhecer as diferenças. E as nossas diferenças não podem ser mais nas dores e nas desigualdades. Nossas diferenças têm que ser vistas e entendidas para que possamos construir pontes, para, no mínimo, mitigar os seus efeitos. E o Plano Municipal de Cultura fez esse exercício", acrescentou Humberto.
Em tramitação no Legislativo soteropolitano desde junho, o Plano Municipal de Cultura é de autoria do Executivo municipal e foi construído com participação de técnicos da prefeitura, sob coordenação da Fundação Gregório de Mattos.
Entre outros dispositivos, a proposta lista 10 diretrizes, 13 objetivos, 29 metas e mais de 260 ações a serem implementadas no período.
Foto: CMS - Câmara Municipal de Salvador
Comentários
Outras Notícias
IBGE aponta que mais de 8 milhões de brasileiros deixaram a pobreza entre 2023 e 2024
04 de Dezembro de 2025Foto: Marcello Casal / Agência Brasil
Centro Odontológico da Liberdade passa a oferecer atendimento de urgência e amplia cobertura em Salvador
04 de Dezembro de 2025Foto: Ascom SMS
Aeroporto de Salvador projeta maior alta temporada da sua história para 2025/2026
04 de Dezembro de 2025Foto: Will Recarey
Programação oficial do verão 2025/2026 em Salvador é divulgada; confira as datas
04 de Dezembro de 2025Foto: Mauro Zaniboni / Ag. Haack / Bahia Notícias
Após anunciar separação, Ivete Sangalo ganha abraço coletivo do público em show histórico em Salvador
02 de Dezembro de 2025Foto: X
Nova lei torna água potável e saneamento básico direitos fundamentais de estudantes em todo o país
02 de Dezembro de 2025Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023