“Xenofóbico e idiota”, dispara Suíca contra vereador que atacou baianos resgatados em situação análoga à escravidão
01 de Março de 2023 - Vitor Fernandes (DRT-2430)
Um cidadão desse merece voltar às aulas para aprender mais sobre direitos dos trabalhadores. Vai ter que pagar sim para baianos e para qualquer outra pessoa, independente de onde seja. Isso é direito”, rebate Suíca.
A fala do vereador de Caxias do Sul Sandro Fantinel (Patriota) contra baianos resgatados em situação análoga à escravidão no Rio Grande do Sul foi rebatida pelo edil de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) nesta terça-feira (28). “Xenofóbico e idiota. Um cidadão desse merece voltar às aulas para aprender mais sobre direitos dos trabalhadores. Vai ter que pagar sim para baianos e para qualquer outra pessoa, independente de onde seja. Isso é direito”, rebate Suíca.
O petista também disse que as ameaças são de quem está defendendo seus financiadores de campanha. “Nós sabemos como esse povo age. Defendem quem paga para eles estarem ali, representando essas empresas que lucram em cima do trabalho de exploração”. Para Suíca, as empresas acusadas devem responder na Justiça e o Ministério do Trabalho intervir e punir os patrões.
“Querem manter trabalhadores baianos em situação de trabalho análogo à escravidão para produzir vinhos para os ricos beberem. Isso é uma vergonha. É esse tipo de gente que queria comandar o Brasil. São pessoas assim que não consideram os diretos dos nordestinos. Somos trabalhadores, suamos muito para levar o pão de cada dia para casa. Esse vereador deveria era renunciar e pedir desculpas. Ou melhor, seus pares deveriam lhe enquadrar para que não fale mais besteiras em plenário. Não consigo entender o que esse rapaz tem na cabeça. É um infeliz”, dispara.
As denúncias contra as empresas produtoras de vinhos incluem jornadas de trabalho que ultrapassavam 15h diárias, alimentação podre, torturas com eletrochoque e condições insalubres onde descansavam. De acordo com informações divulgadas amplamente nos meios de comunicação do país, os trabalhadores tinham a promessa de receber cerca de R$ 4 mil. As vítimas acabavam ficando reféns dos patrões que exigiam deles o pagamento até de itens básicos. Muitos dos trabalhadores faziam dívidas para não comer comida estragada.
Comentários
Outras Notícias
IBGE aponta que mais de 8 milhões de brasileiros deixaram a pobreza entre 2023 e 2024
04 de Dezembro de 2025Foto: Marcello Casal / Agência Brasil
Centro Odontológico da Liberdade passa a oferecer atendimento de urgência e amplia cobertura em Salvador
04 de Dezembro de 2025Foto: Ascom SMS
Aeroporto de Salvador projeta maior alta temporada da sua história para 2025/2026
04 de Dezembro de 2025Foto: Will Recarey
Programação oficial do verão 2025/2026 em Salvador é divulgada; confira as datas
04 de Dezembro de 2025Foto: Mauro Zaniboni / Ag. Haack / Bahia Notícias
Após anunciar separação, Ivete Sangalo ganha abraço coletivo do público em show histórico em Salvador
02 de Dezembro de 2025Foto: X
Nova lei torna água potável e saneamento básico direitos fundamentais de estudantes em todo o país
02 de Dezembro de 2025Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023