Pesquisa Atlas Intel aponta que maioria quer regulamentar redes e criminalizar “fake news” no país
26 de Abril de 2023 - Revista Fórum
A defesa de maior regulação das plataformas digitais prevalece inclusive e estranhamente entre aqueles que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição do ano passado.
FOTO: Divulgação
De acordo com pesquisa Atlas Intel realizada neste mês por encomenda da Avaaz, acachapantes 77,9% dos brasileiros acreditam que as redes sociais contribuíram para os recentes ataques a escolas, são prejudiciais para crianças e adolescentes e precisam de uma lei que estabeleça regras claras sobre seu funcionamento.
A defesa de maior regulação das plataformas digitais prevalece inclusive e estranhamente entre aqueles que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição do ano passado.
Parlamentares bolsonaristas – que fazem oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – estão entre os mais ferrenhos na batalha contra o projeto de lei de regulação das plataformas digitais e combate às “fake news”, já aprovado no Senado e em discussão na Câmara há três anos.
<strong>A pesquisa</strong>
A pesquisa aponta que 77,9% dos brasileiros apoiam a ideia de uma lei mais clara para regular as redes sociais. Apenas 13,8% responderam ser contra legislação com este objetivo, enquanto 8,3% não souberam opinar.
Embora a maioria dos simpatizantes do PT apoiem a pauta, ela também é bem-vista pelos eleitores de Bolsonaro, com 60% defendendo a criação da lei e 29% sendo contrários.
A pesquisa também indica que a maioria dos entrevistados acredita que as redes sociais, sem leis específicas para regulá-las, contribuíram significativamente para os ataques em escolas. Além disso, a maioria dos brasileiros acredita que os proprietários das grandes "big techs" não se preocupam com o bem-estar dos usuários.
Projeto que regula as “big techs”
A votação de urgência para o projeto que regula as “big techs” foi colocado na pauta desta terça-feira (25), pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Uma vez aprovado, o projeto será levado ao plenário. Grandes empresas de tecnologia e os bolsonaristas tentam impedir.
O projeto as “big techs” a darem mais transparência sobre seus algoritmos, determina a remuneração por conteúdo jornalístico e criminaliza a disseminação coordenada de fake news.
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), relator da proposta, afirmou que apresentará seu parecer nesta terça-feira aos partidos e que espera votá-lo na quarta-feira.
“Sinto ambiente entre deputados e bancadas mais favorável à aprovação do texto. Não é um texto de governo, nem de oposição. É um texto para a sociedade”, afirmou. “Foram dezenas de audiências públicas, centenas de reuniões. Fico impressionado quando vejo notas de empresas dizendo que não houve debate”, acrescentou.
O texto, de acordo com o relator, evoluiu desde que foi aprovado no Senado e disse que já fez ajustes após se reunir com bancadas partidárias. Ele adiantou que o projeto estabelecerá que responsáveis por “fábrica de ‘fake news’” serão responsabilizados criminalmente.
Comentários
Outras Notícias
Bloco Frenesi anuncia volta ao Carnaval de Salvador após 17 anos fora da avenida
11 de Novembro de 2025Foto: Instagram
Justiça determina penhora de imóveis de Pelé por dívida condominial em Santos
11 de Novembro de 2025Foto: Domicio Pinheiro / Ag. Estado
Raphinha representa o Brasil entre indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa
11 de Novembro de 2025Foto: Reprodução/Internet
Globo prepara sequência de Avenida Brasil com retorno de Carminha e Tufão, afirma colunista
11 de Novembro de 2025Foto: TV Globo
‘O Agente Secreto’, aposta do Brasil no Oscar 2026, estreia em circuito recorde nos cinemas
10 de Novembro de 2025Foto: Victor Jucá
Novo livro revela documentos inéditos sobre vigilância da ditadura a Maria Bethânia
10 de Novembro de 2025Foto: Jorge Bispo / Divulgação
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023