Governo da Bahia conquista 1º lugar no prêmio Periferia Viva com projeto de contenção de encostas
26 de Novembro de 2024 - Redação Pernambués agora
Foto: Divulgação
Uma das 140 ações de contenção de encostas realizadas pelo Governo da Bahia, por meio da Conder, foi reconhecida com o prêmio nacional Periferia Viva, sendo eleita a melhor entre as iniciativas de entes governamentais em todo o Brasil.
A Conder se destacou como única instituição pública a receber também o Selo Periferia Sem Risco, um reconhecimento a projetos que abordam emergências climáticas, resiliência e a redução de riscos. A cerimônia de entrega ocorrerá no dia 28 de novembro, no Museu Nacional da República, em Brasília.
Projetos de todo o Brasil foram avaliados, com foco em soluções para a desigualdade socioespacial e a transformação de territórios periféricos. Os critérios para avaliação incluíram a efetividade das políticas públicas, inovação na gestão, protagonismo periférico, diversidade, inclusão e a popularização do conhecimento.
O prêmio contou com mais de 2 mil inscrições e também premiou iniciativas populares e projetos de assessoria técnica. Na categoria de projetos governamentais, a Conder conquistou o primeiro lugar, com a Prefeitura de Sobral (CE) e o Governo de Alagoas ficando em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
O projeto vencedor, realizado no Sertanejo, bairro Cidade Nova, em Salvador, contou com o financiamento do Governo do Estado. As mesmas técnicas aplicadas nesta obra estão sendo utilizadas em outras contenções de encostas, um projeto pioneiro que visa mitigar os riscos de deslizamentos. Iniciado na Região Metropolitana de Salvador, o programa já se expandiu por todo o estado.
José Trindade, presidente da Conder, destacou a importância do prêmio: “Este reconhecimento é fruto do empenho do Governo da Bahia, que há dez anos investe significativamente na prevenção de desastres naturais em áreas de risco. Já realizamos mais de 140 contenções e, com novos recursos do Governo Federal, vamos executar 91 obras adicionais, com R$ 300 milhões do PAC. Seguimos trabalhando para proteger vidas”, afirmou.
Em setembro, Adriana Luz, superintendente de prevenção de desastres da Conder, compartilhou o modelo de sucesso do programa em Brasília. A estratégia inclui manter as famílias em suas comunidades, envolver a população local e usar soluções sustentáveis, como cobertura verde, para melhorar o conforto térmico e paisagístico.
“Esse prêmio é a prova da importância do nosso trabalho. Ele mostra que estamos no caminho certo para evitar desastres, proteger vidas e oferecer justiça climática às periferias. A equipe está muito feliz e orgulhosa”, concluiu Adriana Luz.
Comentários
Outras Notícias
OSBA leva trilhas clássicas do cinema de volta à Concha Acústica com o CineConcerto
23 de Setembro de 2026Foto: Divulgação / OSBA
Alinne Rosa relata internação e reforça importância dos cuidados com a saúde mental
23 de Setembro de 2026Foto: Reprodução / Redes sociais
Presidente do Vitória comenta possível saída de Jair Ventura para o Internacional
23 de Setembro de 2026Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Grupo City investirá R$ 12 milhões na modernização de estádio em Camaçari
23 de Setembro de 2026Foto: Divulgação/Prefeitura Camaçari e Patrick Abreu
Candidatos ao governo da Bahia apresentam caminhos diferentes para ampliar o saneamento básico
22 de Setembro de 2026Fotos: Ney Silva / Ed Santos / Acorda Cidade
Lady Gaga e Michael Polansky tiveram uma filha, segundo imprensa norte-americana
22 de Setembro de 2026Foto: Reprodução / Instagram @ladygaga
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023