Anvisa aprova medicamento inédito para doença rara no sangue
29 de Janeiro de 2025 - Redação Pernambués agora
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A Anvisa aprovou nesta segunda-feira (27) o primeiro medicamento oral para tratar a hemoglobinúria paroxística noturna (HPN), uma doença rara no sangue que afeta 1,3 pessoas a cada 1 milhão. O novo remédio, chamado fabhalta, será disponibilizado exclusivamente em hospitais e clínicas especializadas, sem venda em farmácias.
Até agora, o único tratamento disponível era aplicado por via intravenosa ou subcutânea. Segundo especialistas, o fabhalta bloqueia as proteínas que destroem as hemácias defeituosas, impedindo complicações graves como anemia severa e trombose.
A aprovação ainda depende da definição do preço, que será regulamentado pela Cmed. A Novartis, responsável pelo medicamento, também pretende solicitar sua inclusão no SUS no segundo semestre de 2025.
O chefe de hematologia da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Phillip Scheinberg, destacou que o tratamento oral promete melhorar a qualidade de vida dos pacientes, eliminando a necessidade de deslocamentos para aplicações.
Outros medicamentos para HPN já aprovados no Brasil, como eculizumabe e ravulizumabe, continuam disponíveis, mas o fabhalta representa um avanço por ser administrado de forma mais prática e eficaz.
Comentários
Outras Notícias
Justiça determina prisão de turista argentina acusada de racismo no Rio
09 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / TV Record
Gilberto Gil participa de ensaio beneficente com Os Irmãos Macedo em Salvador
09 de Fevereiro de 2026Foto: Divulgação
Carnaval altera itinerários de ônibus em Salvador; confira as mudanças
09 de Fevereiro de 2026Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Wagner Moura comenta ofensivas bolsonaristas e denúncias de perseguição internacional
09 de Fevereiro de 2026Foto: TV Globo
Neste domingo (8), Pernambués foi tomado pela alegria do Bloquinho da Gente em sua sexta edição
09 de Fevereiro de 2026A iniciativa foi realizada pelo Grupo Alerta Pernambués (GAP), em parceria com Luiz Carlos Suíca, fundador do projeto, e contou com o apoio do Sindilimp e da Aslimp.
Cidade Negra adia apresentações em Aracaju e Recife; show em Salvador segue confirmado
05 de Fevereiro de 2026Foto: Reprodução / Redes Sociais
Vídeos
Vídeo: Bolsonaro dá chilique em entrevista após TSE decretar sua inelegibilidade por 8 anos
30 de Junho de 2023
Motociclista entra em contramão e bate de frente com outra moto no interior da Bahia; veja o...
28 de Fevereiro de 2023